03 NOV 2022
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente disponibiliza informações sobre unidades de conservação municipais
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam) - Diretoria de Meio Ambiente, buscando maior transparência e eficiência na gestão, está disponibilizando diversas informações e documentos sobre as Unidades de Conservação Municipais.

As informações já estão no site da Prefeitura e podem ser acessadas através deste link https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/servicos/216/meio-ambiente . Atualmente o município de Divinópolis possui três unidades de conservação: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Noé, Parque da Ilha e Parque Linear Danilo Passos. Neste link as pessoas interessadas podem obter informações detalhadas sobre cada uma delas.

Plano de Manejo da Arie Mata do Noé

A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata do Noé foi instituída pelo Decreto Municipal n° 14.078, de 21 de dezembro de 2020. O Plano de Manejo da Arie Mata do Noé se encontra em elaboração e a participação do cidadão divinopolitano é fundamental. Para dúvidas, sugestões ou comentários sobre o seu Plano de Manejo em elaboração, entre em contato por meio do e-mail planodemanejo.matadonoe@gmail.com .

O Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da Unidade, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

As ARIEs são unidades de conservação de uso sustentável e se caracterizam por serem áreas em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abrigam exemplares raros da biota regional. Essas áreas tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.