21 SET 2022
Escolas municipais registram escolha dos livros didáticos para os anos iniciais
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que ontem (20/9), escolas municipais registraram as escolhas dos livros didáticos para os anos iniciais.

O processo de escolha foi realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é o documento oficial disponibilizado para orientar a escolha dos materiais pelas escolas públicas brasileiras.

O registro dessa escolha aconteceu em um novo sistema, o PNLD Digital, de 5 a 19 de setembro e foi prorrogado até dia 21 de setembro, porém, como todas as escolas municipais já haviam concluído esse processo no dia 19, e não foi necessário usar o prazo prorrogado.

A seleção dos materiais foi estabelecida de forma democrática e autônoma e o registro dessa escolha foi a consolidação desse processo feito pelas 28 escolas municipais que atendem os anos iniciais do ensino fundamental.

As escolas registraram a escolha para as obras didáticas dos seguintes conteúdos, por área: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e História), ou por componente: Arte, Educação Física, Geografia, História e Projetos Integradores.

As obras escolhidas serão recebidas nas unidades educacionais até fevereiro de 2023, beneficiando 4.803 alunos da Rede Municipal de Ensino. São livros reutilizáveis, que deverão ser cedidos aos estudantes e professores provisoriamente, devendo ser devolvidas às escolas ao final de cada ano. As escolas devem promover ações eficazes para garantir a conservação e a devolução das obras reutilizáveis do PNLD, inclusive mediante campanhas de conscientização.

Sobre o programa

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD é uma política pública executada pelo FNDE e pelo Ministério da Educação destinada a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita. É um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.

Escolher os livros que serão utilizados nas escolas nos próximos anos é um símbolo da força e da autonomia que a escola possui. Para isto, todas as escolas municipais que possuem atendimento dos anos iniciais do ensino fundamental mobilizaram seus professores para decidir a escolha dos materiais a serem utilizados em 2023.

Todos esses compromissos apontam atitudes e ações que os colaboradores da escola precisam assumir para que o PNLD alcance o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento da pessoa e do exercício da cidadania, conforme disposto na Constituição Federal.