21 SET 2022
Semusa adota ação para melhoria da cobertura vacinal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), adota mais uma ação para melhorar a cobertura vacinal contra paralisia infantil. A Central de Imunização montou uma equipe específica para vacinação domiciliar com a finalidade de realizar a busca ativa de crianças que, por algum motivo, ainda não foram vacinadas.

Este serviço é composto por técnicos de enfermagem que, juntamente com os agentes comunitários, estão percorrendo diversos bairros para avaliar a situação vacinal das crianças e ofertar a vacinação contra a paralisia infantil.

Inicialmente, foram realizadas busca ativas em alguns domicílios situados em bairros mais periféricos e que estão, geograficamente, mais distantes das unidades básicas de saúde, como os bairros Copacabana, Vila das Roseiras, Terra Azul, Grajaú, São Simão, Candidés, dentre outros.

A estratégia continuará em andamento até o final da campanha de vacinação. É importante salientar que a campanha de vacinação contra paralisia infantil iniciou em agosto e está prevista para encerrar no dia 30 de setembro. A vacina está disponível para as crianças de 1 a 4 anos de idade, em todas as unidades básicas de saúde.

As crianças e pais que, por algum motivo, não consigam comparecer à unidade de saúde em horário comercial, podem estar comparecendo em alguma das cinco unidades do programa Saúde na Hora, são elas: ESF Belvedere, ESF Sagrada Família, ESF Tietê, ESF Planalto e ESF Ermida. Estas unidades possuem horário ampliado para atendimento e ofertam a vacinação até 21h.

De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, está sendo extremamente proveitoso. “Não estamos pensando em grandes números, e sim em proporcionar a vacina para aqueles que não iriam até a unidade. Portanto, é como um resgate desses usuários”, pontuou.