13 SET 2022
Festividades de Reinado no Alto São Vicente reúnem centenas de pessoas
A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), junto da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv), apoiaram a realização das festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito que aconteceram entre terça-feira (6/9) e domingo (11/9), na Irmandade Alto São Vicente.

A procissão e o cortejo que aconteceram na festa contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans). A pasta fez a escolta e controlou o trânsito nos locais.

Na terça-feira, os capitães das guardas Verde Amarelo, Marinheiro, Nova Estrela, Santa Isabel e Moçambique Santa Cruz recitaram o Santo Terço, marcando o 1º dia do Tríduo. Na quarta-feira (7/9) o Padre Edvaldo José Damasceno realizou a celebração Eucarística com a presença das guardas, destacando o 2º dia do Tríduo. Na quinta-feira (8/9), os capitães das guardas recitaram o Santo terço cantado.

Na sexta-feira (9/9), a irmandade formou as congadas, recolheram as bandeiras na casa dos mordomos e reuniram todos os participantes na casa da mordoma de Nossa Senhora do Rosário. Depois, o cortejo saiu da rua Prado, no nº 45, percorrendo as ruas Nova Serrana, São Romão e São Vicente até a Capela do Rosário, encerrando o 1º dia da festa.

No sábado (10/9), as atividades começaram às 12h com a formação das congadas. Ao meio dia e meio, o almoço foi servido. Às 14h, as coroas de promessa foram recolhidas. O 2º dia da festa foi encerrado às 18h com a celebração Conga, seguida da coroação de Nossa Senhora, prosseguindo com a coroação da Rainha Perpétua de Nossa Senhora Aparecida à Perpétua Martins.

No domingo (11/9), o terceiro dia da festa começou às 6h com a Alvorada Festiva. Às 8h, a irmandade acolheu as congadas visitantes. Logo após, às 10h30 a Santa Missa foi presidida pelo padre Edvaldo José. O almoço foi servido às 11h30. Às 15h, o cortejo caminhou com a imagem e os reis perpétuos de Nossa Senhora Aparecida do bairro Bom Pastor. Às 15h30, o encontro das congadas na Praça São Sebastião aconteceu.

A festa terminou às 16h30 com a procissão das congadas com as imagens dos padroeiros, reis, rainhas, príncipe e princesas até a capela do Rosário. Na chegada, o Frei Leonardo benzeu a procissão.