08 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Inscrições para produtores e artesãos de Divinópolis estão abertas para Feira Gastronômica e de Artesanato
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), publicou o edital de seleção de produtores e artesãos de Divinópolis hoje, (8/9), para participar na Feira Gastronômica e de Artesanato, que se realizará em 1º de outubro, com programação das 10 às 18 horas, no estacionamento do Terminal Rodoviário Joaquim Martins Lara. O edital está disponível para consulta e inscrição no site da Prefeitura http://www.divinopolis.mg.gov.br.

As inscrições poderão ser realizadas de hoje ao dia 22/09 por meio de formulário eletrônico disponível em https://bit.ly/FeiraGastronomicaArt. O produtor ou artesão deve ter cuidado ao completar o formulário, já vez que este só pode ser preenchido uma vez por cada um.

A feira, que encerrará a programação da Semana do Turismo de 2022, contará com serviços de alimentação, bebidas, artesanatos, concertos, entre outras atrações. O objetivo é valorizar a gastronomia e cultura local, proporcionar entretenimento e cultura à população e visitantes e incentivar e promover os produtores do setor alimentício e artesãos. Nesta edição, serão selecionados produtores e artesãos de Divinópolis para comercializar e divulgar os produtos no evento.

Condições

Cada produtor e artesão selecionado compartilhará uma barraca, oferecida pelo município, com outro participante selecionado.
Comercializar pratos finalizados não será permitido, só degustá-los. Apenas a comercialização de produtos que não estejam destinados ao consumo imediato se permitirá.

Critérios de seleção

Seis produtores e seis artesãos de Divinópolis serão selecionados para participar da feira com base nos critérios obrigatórios: disponibilidade de participar em horário integral no evento; poder divulgar e comercializar os produtos possuindo máquina de cartão de crédito e débito para aceitar pagamentos e/ou PIX; no caso de produtores do setor de alimentos, ser pessoa jurídica de categoria Simples ou microempreendedor individual (MEI) e estar formalizado e sediado em Divinópolis com comprovação mediante a apresentação de ato constitutivo ou registro válido do MEI; e, no caso de produtores do setor de alimentos, possuir registro formal válido por mais de um ano.

Em caso de número superior a seis produtores e seis artesãos habilitados nos critérios de seleção, os participantes com maior pontuação serão selecionadas de acordo com os requisitos: ser uma microempresa ou MEI, 20 pontos; ter ao menos uma rede social ativa com última postagem com data de publicação não superior a 30 dias, 5 pontos; ter experiência de participação em feiras e eventos gastronômicos e/ou de artesanato: 5 pontos por cada feira com comprovação; no caso de artesãos, possuir mais de três anos de atuação, 10 pontos; e ter registro vigente no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), 10 pontos.

Uma vez finalizado o período de inscrição, a lista de classificação dos participantes será divulgada segundo os critérios acima. Os seis primeiros produtores e os seis primeiros artesãos serão selecionados para participar na Feira Gastronômica e de Artesanato. O resultado será publicado no dia 23/09 no site da Prefeitura.

Confirmação de participação

Os selecionados para participar do evento, tanto produtores quanto artesãos, deverão preencher o Termo de Compromisso, Anexo I do edital, para validar a participação e enviá-lo ao correio eletrônico http://turismodivinopolis@gmail.com  até o dia 28/09.

O não envio do Termo de Compromisso terá como consequência o cancelamento da participação e a oferta de vaga a outro inscrito de acordo com a lista de classificação.