30 AGO 2022
CULTURA
50ª Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário encanta fieis por onde passou
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que no último final de semana, aconteceu a 50ª Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário na Irmandade do bairro Espírito Santo.

Na sexta-feira (26/8) e no sábado (27/8) a festa contou com o recolhimento das bandeiras do Reino, Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Virgem das Mercês e de Santa Efigênia, de São Jorge, Santa Isabel, dos patronos Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, dentre outras.

Ainda no sábado teve a celebração da Santa Missa com Frei Leonardo, seguida da leitura da Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel e apresentação do quadro de escravos. Ao final do dia foi oferecido o café de São Jorge.

No domingo (29/8) as atividades iniciaram logo cedo com o Café de São Benedito servido pelas rainhas dos mastros na Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Logo após as guardas saíram para os almoços.

No final da tarde a festa contou com três procissões, uma que saiu do quartel da Polícia Militar com a imagem de São Jorge, outra vinda do bairro Porto Velho com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, seguida pelas guardas presentes. Por último, a outra procissão saiu do Cruzeiro do Alto São João de Deus, com a imagem de São Benedito e também sendo seguida pelas guardas que lá estavam.

O primeiro trajeto contou com o apoio da Polícia Militar, escoltando a imagem de São Jorge até o ponto de encontro e os outros dois trajetos contamos com o apoio dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), que fizeram um excelente trabalho, prezando pela segurança dos presentes na festa.

A Semc também esteve presente na festa através da coordenadora de Cultura Popular, Thais Emilia e da servidora Dayane Ulisses, que fizeram todo o registro da festa e apoio no que fosse necessário.

A 50ª Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário na Irmandade do bairro Espírito Santo contou com o apoio da Secretaria de Cultura também através do transporte dos reinadeiros, sendo essa festa uma das maiores do município. Durante os dias de festa, o transporte rodou mais de 700km.

De acordo com a coordenadora de Cultura, Thais Emilia, as festividades do reinado têm grande relevância cultural na cidade, sendo uma das mais importantes manifestações culturais, religiosas e folclóricas. A Secretaria de Cultura, tem imenso prazer e alegria em poder contribuir com essa grande manifestação cultural. Agradecemos a Settrans e a Polícia Militar pelo apoio durante as festividades”, ressaltou.