29 JUL 2022
AGRONEGÓCIOS
Semag encerra os eventos em comemoração do Dia do Agricultor

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), realizou durante todo o dia de ontem (28/7), o recolhimento das embalagens de agrotóxicos, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

De acordo com a diretora de Agropecuária, Infraestrutura e Inspeção da Semag, Amélia Soares Branco Pereira, no recebimento das embalagens, os produtores não precisavam levar nota fiscal dos produtos e ganharam um recibo da entrega. “O produtor tem que receber a nota fiscal e o receituário agronômico. Caso documentos não sejam apresentados ao órgão fiscalizador quando solicitados, o produtor é autuado. Porém, por ser um recolhimento itinerante, não foi exigido a nota fiscal na entrega das embalagens, por se tratar de uma empresa legalizada para realizar esse trabalho”, explicou.  Neste trabalho, foram recolhidas 116 embalagens, de tamanhos variados, que terão um destino correto.

No final da tarde, o fiscal agropecuário e engenheiro agrônomo, Carlos Massaru, ministrou uma palestra com o tema “Cuidado no uso de agrotóxico”. Na oportunidade, foram apresentados assuntos pertinentes à legislação, importância da fiscalização e como produtos devem ser armazenados e descartadas as embalagens. Além disso, também foi informado sobre os valores das autuações, aplicações das sanções administrativas e circunstâncias atenuantes, dentre elas, a colaboração com órgãos encarregados da fiscalização.

Estiveram presentes no encerramento do Dia do Agricultor, Alberto Coutinho, técnico da Emater, Adriana Silva, presidente da Cooprafad, André Rodrigues, fiscal agropecuário do IMA e produtores rurais.