27 MAI 2022
TRÂNSITO
Settrans lança campanha educativa “Álcool X Direção”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), lança campanha “Álcool X Direção”, em parceria com o programa “Laço Amarelo”.

Um dos graves problemas da segurança no trânsito dessa época, das festividades de rodeio, exposições e festas juninas, é a questão do álcool e direção. Todos podem e devem comemorar as datas festivas, mas tudo com responsabilidade. Inúmeros casos de mortes e lesões graves em sinistros de trânsito, trazem dores e sofrimentos para a famílias e amigos das vítimas. Beber álcool e dirigir é uma atitude irresponsável e bastante perigosa.

A Setttrans lembra a todos que, todos podem contar para os amigos da festa incrível que participou, mas todos devem cuidar da própria segurança no trânsito. Não dirija alcoolizado e nem pegue carona com quem bebeu. Quem tem atitude segura, salva vidas!

O alerta desta campanha é para aqueles que ainda mantém o péssimo hábito de beber e dirigir. A oferta de vários tipos de transporte, como ônibus, táxi, veículos por aplicativos e vans, dá a oportunidade para todos irem e voltarem das festas em segurança, sem precisar conduzir veículo depois de beber. Mude seu comportamento. Quem faz o que é certo no trânsito, salva vidas!

A maioria das pessoas acreditam que conhecem seu ponto de tolerância com relação ao álcool e que podem beber e dirigir sem risco. Estudos realizados no mundo todo apontam que não há uma quantidade de álcool que possa ser ingerida e considerada segura para conduzir, pequenas quantidades podem comprometer as percepções.

O Programa Laço Amarelo desse mês traz a seguinte reflexão: você já parou para pensar que estamos o tempo todo em ação, e ao longo do dia, tomamos vários cuidados em diversas situações. Esse cuidado devemos levar para o trânsito!

Quem tem cuidado e atenção se protege e salva vidas. Se você é um cidadão que se preocupa com a sua segurança no trabalho, em casa, deve também se preocupar em como vai para a festa se quiser beber, pois já sabe que não deve dirigir.

Todos estão saudosos das comemorações do mês de junho, porém, o álcool combinado com a direção e a irresponsabilidade pode encher de tristeza um mês tão alegre e festivo. Comemore, vá para as festas, mas leve o seu cuidado também para lá. A festa só é ótima, quando trazemos dela boas lembranças, novos amigos e a vontade de ir na próxima. Toda atitude responsável salva vidas, por isso, não abra mão da sua segurança no trânsito, assim você estará protegendo também outras pessoas!