13 MAI 2022
Caps promove atividades na “Semana da Luta Antimanicomial”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades referentes à “Semana da Luta Antimanicomial”. As ações são de responsabilidade dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, Caps ad III, e Capsi SRT.

Desde 1987, o “Dia nacional da Luta Antimanicomial” comemorado no Brasil, no dia 18 de maio é marcado por manifestações, por todo o país, em favor de um cuidado em saúde mental mais humanizado e vinculado a preceitos de justiça social, de liberdade, de direito e de cidadania.

Em Minas Gerais, neste ano de 2022 esta data será comemorada tendo como tema central: "Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, liberdade e poesia!". Buscando celebrar esta data tão importante para a saúde mental brasileira, o município de Divinópolis está com uma programação repleta de atividades e iniciativas sociais e culturais, conforme o cronograma:

Na segunda-feira (16/5), das 9h às 11h, nas sedes dos Caps ad, Capsi e Caps III, ocorrerão oficinas de cartazes.

Na terça-feira (17/5), das 10h às 11h, as ações contarão com momentos de troca de histórias, na sede do Caps ad. As atividades serão conduzidas por Denise Mendes Arantes Bicalho, da boutique do livro.

Ainda no dia 17 de maio, haverá uma peça teatral “Essa velha não é minha”. A apresentação ocorrerá às 19h, no teatro usina Gravatá.

No dia 18 de maio (quarta-feira), a ação “Caminhando pela Arte”, partirá da sede do  Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) e irá à praça da Catedral. A caminhada está programada para às 13h, e contará com o apoio dos alunos das universidades UFSJ, Pitágoras, UNA, Uemg e os cursos do Senai e Cecom, familiares e colaboradores dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial.

Já na sexta-feira (20/5), os alunos da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), promoverão o “Café com Loucura”, na praça Candidés, no centro, das 13h às 16h. O evento terá apoio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que realizará testes rápidos.

Fechando as atividades, será feita uma visita ao Instituto Inhotim, no dia 29 de maio, às 8h30, na sede do Caps ad. A visita será acompanhada por profissionais dos três serviços.