05 MAI 2022
Profissionais do Cmei Oficina da Criança recebem treinamento sobre autismo
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na noite da última quarta-feira (4/5) uma atividade de formação para profissionais da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oficina da Criança. A ação ocorreu na sede do centro educacional, das 18h às 22h. A temática abordada foi “Transtorno do Espectro Autista e as interações sociais”, além da construção do plano de desenvolvimento individual (PDI).

Participaram do evento aproximadamente 40 funcionários entre professores, gestores, assistentes educacionais, estagiários, que trabalham com os alunos do Oficina da Criança. A formação foi ministrada pela responsável pela Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede), Erika Leão e pela terapeuta ocupacional Karina Ferreira.

Durante o encontro foram ministrados conteúdos teóricos, além de relatos de experiência da infância e da construção do plano de desenvolvimento individual. O objetivo da atividade foi promover reflexões sobre a construção do PDI e compreender o autista e suas interações sociais.

De acordo com a assistente educacional Mikaella Santos, o momento foi de descobrimentos, reforçamentos e compreensão, onde os professores puderam aprender mais sobre as necessidades e prioridades no aprendizado de cada criança. “Torna-se importantíssimo esse encontro de reflexão para acalmar nossos corações. Para entendermos que é o processo de aprendizado da criança e não o nosso. Ser professor é ter uma formação continuada, é estar aberto a aprender. É aprender a ensinar todos os dias e de todas as formas. Se minha criança não aprende do jeito que eu ensino, eu vou ensiná-la de um jeito que ela aprenda”, relatou.

Mikaella ainda disse que o Plano de Desenvolvimento Individual é algo indispensável para traçar os objetivos de cada estudante. “Não se pode ensinar sem compreender. É preciso ir atrás da subjetividade e particularidade, entender que é a partir daí que vamos trabalhar efetivamente para alcançar os objetivos propostos no PDI. A formação foi um momento para colocarmos em mente que o PDI é documento de rabiscar, analisar e avaliar e não de deixar engavetado”, disse.