05 MAI 2022
Semas promove orientação ao Lar das Meninas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou reunião com representantes da entidade Lar das Meninas na quarta-feira (4/5) para orientar a instituição acerca da retomada das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que ocorrerá na sede da instituição, e do recebimento de emendas parlamentares.

O encontro contou com presença de representantes da entidade, técnicos da Semas e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sudeste.

Conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pela Resolução nº 109/2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um dos serviços da proteção social básica dirigidos ao atendimento da população em vulnerabilidade e risco social. O serviço é oferecido como complemento ao trabalho social com famílias, que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).

Ações

O SCFV tem caráter preventivo e proativo, baseado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários para alcançar alternativas emancipatórias de enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve propor-se para garantir a segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário e estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

As experiências que o serviço proporciona auxiliam na aquisição de repertórios de comunicação mais efetivos, na valorização da cultura local e dos conhecimentos tradicionais da comunidade, na socialização e no sentimento de pertença, na construção de projetos de vida, na participação social, entre outros.