04 MAI 2022
Semas realiza mutirão de atendimento social
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (3/5), das 8h às 16h, em domicílios no bairro Maria Helena, ações de mutirão de cadastramento e atendimento à população em relação a programas sociais.

Os cadastros foram feitos em parceria do setor do CadÚnico, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste, com o Instituto Helena Antipoff.

Durante o dia, foram atendidas 90 famílias, em várias ações e serviços como os de inclusão e atualização cadastral no CadÚnico, emissão de Número de Identificação Social (NIS), folha resumo para concessão de tarifa social de água e energia, ID Jovem, carteira interestadual do idoso, gratuidade para segunda via de RG e concessão de Auxilio Alimentação (cesta básica).

Além disso, as famílias puderam receber orientações sobre os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, além de colocar em dia o cumprimento das condicionalidades. Todas as ações ofertadas garantiram a continuidade do recebimento dos benefícios para aqueles que puderam atualizar seus cadastros e a inclusão das que ainda não haviam garantido esses direitos.

Segundo Sirleia Tavares, coordenadora de Programas de Transferência de Renda, “é muito importante as ações acontecerem nos bairros mais distantes, e para isso é preciso contar sempre com as parcerias das escolas, unidades de saúde, associações de moradores, igrejas e de toda rede de atendimento”, pontuou.

Próximas atividades

A Semas, juntamente com os serviços sociais, e Cadastro Único, elaborou uma agenda de atividades para os próximos meses. As ações e mutirões acontecerão durante todo o ano e as datas serão divulgadas quando as realizações estiverem próximas.

Na segunda-feira (23/5), das 8h às 15h, se iniciam as atividades no salão comunitário do bairro Candelária, localizado na rua Mar e Terra nº 410. Essa ação será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Segundo Eliane Alves, referencia técnica da Proteção Social Básica, essas ações de caráter coletivo, voltadas para a dinamização das relações no território ampliam a capacidade de atendimento de todos os Cras e CadÚnico. “As ações acontecerão de forma planejada e articuladas nos territórios de moradia das famílias com a oferta de atendimentos, orientações e CadÚnico”, ressaltou.