03 MAI 2022
Bairros e comunidades promovem festividades de Cruz e Reinado
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que estão sendo realizados as festividades de Cruz e Reinado em bairros e comunidades do município.

No bairro São João de Deus, na quarta (27/4) e quinta-feira (28/4), às 14h, ocorreram o início do tríduo com a recitação do Terço. Na sexta-feira (29/4), houve o levantamento da bandeira com o encerramento do Terço. No sábado (30/4), às 14h, foi oferecido o café de São Benedito. Na sequência, houve uma visita aos moradores do bairro. Por fim, às 17h, a procissão com manto e bandeira saiu da casa do senhor Mozart para o cruzeiro do bairro. No domingo (1/5), 10h, as guardas foram encaminhadas para o cruzeiro. Após o almoço, as guardas visitaram princesas e rainhas. Às 16h30, foi formado o estado de coroa. Às 17h, a procissão saiu da Igreja São Luiz Gonzaga, em sentido ao cruzeiro, seguida da celebração do culto. Após, a festividade foi encerrada com o descimento das bandeiras.

Na comunidade Buritis, a abertura da Festa de Santa Cruz aconteceu na sexta-feira. Nesse dia, a abertura da festa ocorreu no cruzeiro no Laje com a presença das Guardas. Depois, houve o levantamento de bandeira de Santa Cruz e recitação do terço. No sábado, as Guardas se concentraram no cruzeiro da comunidade para a caminhada e recitação do Terço. No domingo, também houve a concentração das Guardas no cruzeiro da Laje para a celebração da Missa Conga, presidida pelo Frei Leonardo. Logo após, houve o descimento da bandeira de Santa Cruz no cruzeiro da Laje. A festividade terminou com a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que saiu do cruzeiro da Laje para o cruzeiro do Buritis, onde houve o descimento da bandeira de Santa Cruz e recitação do terço.

No sábado, a procissão com os arcos percorreu ruas da comunidade dos Branquinhos. Em seguida, o Terço foi recitado de forma cantada. No domingo (1/5), a procissão dos arcos antecedeu a missa conga celebrada pelo Frei Leonardo. Logo depois, o Terço foi cantado, encerrando a festa na comunidade. A festividade promoveu leilões, barraquinhas e congado.