03 MAI 2022
Profissionais da educação infantil recebem formação sobre a primeira infância
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu formações para profissionais da rede municipal de ensino. Os treinamentos foram ministrados através do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI).

No sábado, 30/4, das 7h às 11h, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Herbert de Souza recebeu a ação com o tema Competências socioemocionais. Participaram aproximadamente 25 funcionários, entre professores, gestores, assistentes educacionais e estagiários do Cmei. Quem ministrou a atividade foi a formadora e coordenadora do Crei, Angelita Oliveira.

Durante o encontro foram ministradas oficinas, brincadeiras, dinâmicas e reflexões. O objetivo da atividade foi saber como trabalhar as competências socioemocionais na escola, o que é indispensável para que, mesmo depois de praticamente duas décadas, as crianças (então adultas) tenham uma vida melhor, mais feliz e equilibrada.

De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Adriane Maria Teixeira, foi uma manhã de muito aprendizado para os profissionais da educação. “Tivemos vivências e depoimentos dos profissionais além da fundamentação teórica, que remete à importância do trabalho com as habilidades socioemocionais. Saímos motivados e capacitados para compreender e validar os sentimentos das crianças no dia a dia”, disse.

Já nesta terça-feira (3/5), a formação ocorreu na Escola Municipal José Carlos Pereira, das 7h às 9h30. A temática abordada foi a Psicomotricidade na Educação Infantil. Participaram aproximadamente 10 professoras da escola. A formadora foi a fisioterapeuta Ana Paula Faria Cortes. Essa atividade será realizada com todos os professores em dias e horários a serem definidos.

Na ação foram ministrados conteúdos teóricos e muitas possibilidades de atividades psicomotoras para serem aplicadas. O objetivo da atividade foi compreender que a psicomotricidade na educação infantil é uma prática pedagógica e psicológica. Essa prática usa como referência a educação motora para auxiliar o desenvolvimento global da criança, por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de desenvolvimento. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo.

Para Angelita Oliveira, a formação é de extrema importância, visando melhoras na educação. “Foi muito importante perceber o quanto as ciências estão dialogando para contribuir com o desenvolvimento infantil atrás de uma educação significativa e respeitosa”, relatou.