02 MAI 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura debate ecossistema de inovação para traçar novas estratégias
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou reunião como o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava, para apresentar e discutir sobre o papel da prefeitura para o desenvolvimento da inovação na cidade.

Foram debatidas as possibilidades incentivar o uso e executar programas do Governo de Minas em Divinópolis, programas como o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) e o TecPop Minas.

A Prefeitura Municipal está aberta para se alinhar com o ecossistema de inovação que é um conjunto de empresas entre outros parceiros, como as universidades, que promovem um ambiente que favoreça a inovação, bem como as relações estabelecidas entre elas no âmbito dessa parceria e já vem traçando metas e realizando a ideação de programas que serão liberados em breve, como o Acelera Divinópolis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Angelo Gonçalves, comentou a reunião. “Foi um importante passo para que a cidade de Divinópolis consiga aumentar a eficiência do estímulo à formação formal ou por cursos livres na área de inovação e tecnologia e incentivar a atração ou desenvolvimento de startups”, comentou.

Simi, Vuei e TecPop Minas

O SIMI busca gerar convergência entre ações governamentais, empresariais, acadêmicas e tecnológicas para potencializar a inovação em Minas Gerais. Para isso ele dispõe de um portal de dados do ecossistema mineiro de inovação no qual, estão dispostas informações sobre os diferentes atores desse ecossistema em Minas Gerais, como startups, empresas de base tecnológica, aceleradoras, incubadoras e parques tecnológicos.

O projeto Vuei visa apoiar a aproximação das instituições de ensino superior pública e privada de Minas Gerais (IES) com o mercado, além de desenvolver a capacidade empreendedora e de inovação dos alunos e professores dessas faculdades e universidades.

O TecPop Minas tem como objetivo garantir a inclusão digital e a capacitação profissional dos cidadãos do Estado de Minas Gerais, democratizando a tecnologia, o empreendedorismo e o conhecimento para a população, oferecendo cursos e conteúdos tecnológicos para capacitação profissional gratuitos na modalidade on-line.