29 MAR 2022
Divinópolis se mantém em destaque no Mapa de Turismo Brasileiro
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico e Turismo (Semdes), informa que, o município se manteve na categoria B no Mapa de Turismo Brasileiro, divulgada através da Nota Técnica da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas, expedida ontem (28/3).

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério, e é realizado de dois em dois anos.

O gerente de Turismo da Semdes, Gustavo Guimarães, aponta os fatores que levam a cidade de Divinópolis a ter esse desempenho. “Essa colocação se deve muito a questão do nosso turismo, uma cidade que recebe muitas pessoas em relação a saúde, universidades, turismo empresarial, turismo de negócios, de eventos, dentre outros”, apontou.

Divinópolis, presente neste mapa, desde 2017, permaneceu na categoria B, junto aos municípios de Pitangui e Pará de Minas. Os demais municípios turísticos mineiros figuram as categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, porém, possuem papel importante no fluxo turístico regional. Lembrando que essa avaliação é realizada em todo Brasil, ou seja, a cidade se posiciona bem em relação a municípios de todo o país.