10 MAR 2022
TURISMO
Atividade turística cresce economicamente em 2021 seis vezes mais do que em 2020
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdes), junto à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), obteve o relatório dos números de recolhimento dos serviços relativos à atividade turística no município.

Foi identificado o registro do aumento significativo, nos tributos recolhidos de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (popularmente chamado de ISS) relacionados ao turismo na cidade, demostrando assim uma maior receita na atividade econômica.

No ano de 2020, os números relacionados aos tributos contabilizavam R$ 610.143,22. No último ano, 2021, os números atingiram cerca de R$ 3.949.062,74, seis vezes maior que o ano anterior. Gabriel Vivas, secretário de Fazenda, destacou que o setor do turismo vem mostrando um importante segmento para a arrecadação municipal e que este recolhimento pode contribuir para melhorias na cidade.

Os dados competem aos recursos adquiridos através dos serviços relativos à hospedagem, turismo, viagens e congêneres. Sendo hospedagem de qualquer natureza em hotéis, apart-service condominiais, flat, apart-hotéis, hotéis residência, residence service, suíte service, motéis, pensões e congêneres; ocupação por temporada com fornecimento de serviço (o valor da alimentação e gorjeta, quando incluído no preço da diária, fica sujeito ao Imposto Sobre Serviços).

Também contabilizam esses dados atividades de agenciamento, organização, promoção, intermediação e execução de programas de turismo, passeios, viagens, excursões, hospedagens e congêneres, além de guias de turismo.

Segundo Luiz Ângelo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os números apontam uma evolução das atividades no município. “Vale a pena ressaltar que, embora 2020 tenha sido um ano à parte, devido ao ápice da pandemia, 2021 refletiu como o município lidou bem com a situação e retomou as atividades, o posicionamento da cidade se mostra nesses números positivos”, afirmou.

Para Gustavo Guimarães, gerente de Turismo, este recolhimento tem impacto considerável para o crescimento do turismo, mas destaca que, “a atividade turística movimenta indiretamente também em diversos outros segmentos, como bares e restaurantes, eventos, saúde, educação, compras e negócios, causando assim o efeito multiplicador do turismo e gerando um ciclo de crescimento na economia da cidade”, lembrou.