10 JAN 2022
DEFESA CIVIL
Abertas comportas da Usina de Carmo do Cajuru
A Prefeitura de Divinópolis, através da Defesa Civil, reforça o alerta emergencial para a população ribeirinha da região do bairro Candelária, para que saiam imediatamente de suas casas.

Está é uma situação de extrema urgência. Estas famílias devem pegar somente o essencial: documentos, remédios, algumas roupas e sair imediatamente das casas.

A partir da abertura das comportas da Usina de Carmo do Cajuru, realizada pela Cemig, o volume de água do Rio Pará aumenta e isso fará com que o escoamento da água do Rio Itapecerica diminua, pois, os dois rios sem encontram na região do Candelária.

A vice-prefeita Janete Aparecida reforça o pedido. "Tomara que não aconteça uma tragédia, mas precisamos prevenir, pois a vida é mais importante!".

Aviso da Cemig

A Cemig informa que devido às elevadas afluências ao reservatório da PCH Cajuru (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento de afluências ao longo do dia e da terça-feira (previsão de 630 m³/s de média diária na terça-feira), será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s.

O primeiro patamar de ampliação foi realizado às 14h para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia.

As Defesas Civis municipais e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis têm o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar de vazões já é necessário que a população na região mais próxima ao rio deixe suas casas.