02 DEZ 2021
ESPORTES
Semej encerra e-JED-2021
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), finalizou nesta terça-feira (30/11) os Jogos Escolares Virtuais de Divinópolis (e-JED 2021). Os jogos foram realizados com modalidades alternativas e contou com a participação de 188 alunos, e queimada, disputada por 186 alunos.

A competição teve início em abril, como alternativa de incentivo à prática esportiva nas escolas do município durante a pandemia. O evento apresentou um festival por mês, em formato virtual, com participação aberta e gratuita de todas as escolas públicas e privadas do município. Durante a realização dos jogos, 1.262 alunos de 14 unidades escolares participaram dos desafios.

A professora do Centro Educacional Criativo (Cecri), Mariana Machado, foi uma das grandes incentivadoras, mobilizando seus alunos à participação e inserindo atividades do evento à sua prática no dia a dia na escola. “Os alunos ficaram muito motivados com a participação e adoraram o formato do evento”, afirmou. A escola sagrou-se campeã das competições.

Outra grande incentivadora da iniciativa foi a professora da Escola Estadual Miguel Couto, Karla Rodarte. “Foi uma forma de variar e adaptar atividades diferentes do cotidiano dos nossos alunos, explorando além do futsal, handebol, basquete e vôlei. O e-JED 2021 possibilitou uma maior participação dos alunos que não se identificam com esses esportes”, declarou. A instituição sagrou-se vice-campeã dos jogos.

O gerente de Esportes, Rinaldo “Xisto” Gontijo, idealizador e organizador do evento, se mostrou satisfeito com os resultados obtidos. “Conseguimos mobilizar um bom número de participantes, incentivando a prática esportiva entre crianças e adolescentes que foram tão prejudicados com a pandemia. Em 2022, planejamos manter as competições virtuais e, se possível, realizar a tradicional competição presencial, nos moldes dos anos anteriores”, afirmou.

A Semej realizará cerimônias de premiação em cada uma das escolas participantes das competições para entregar as medalhas de participação aos alunos melhores classificados em cada modalidade. Serão distribuídas, ao todo, 202 medalhas. As datas das cerimônias ainda não foram definidas.

Modalidades, escolas participantes e total de alunos

- Embaixadinhas:  seis escolas com 49 participantes;

- Xadrez:  dez escolas com 84 participantes;

- Basquete:  três escolas com 40 participantes;

- Corrida:  quatro escolas com 219 participantes;

- Saltos:  quatro escolas com 214 participantes;

- Arremessos:  três escolas com 150 participantes;

- Futsal:  quatro escolas com 64 participantes;

- Handebol:  quatro escolas com 62 participantes

- Peteca:  duas escolas com seis participantes;

- Queimada:  duas escolas com 186 participantes;

- Ciclismo:  duas escolas com 30 participantes;

- Corrida:  uma escola com quatro participantes;

-Caminhada:  duas escolas com 71 participantes;

- Judô:  duas escolas com três participantes;

- Dança:  duas escolas com 40 participantes;

- Tênis:  duas escolas com oito participantes;

- Boliche:  duas escolas com quatro participantes;

- Skate:  duas escolas com 12 participantes;

- Natação:  uma escola com nove participantes;

- Taekwondo:  uma escola com seis participantes;

- Karatê: uma escola com um participante

Classificação das Escolas

1º - Cecri:  8.860 pontos;