18 NOV 2021
PREFEITO
Prefeitura de Divinópolis recebe Ministro da Educação
A Prefeitura de Divinópolis, juntamente com o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) recebeu hoje (18/11), o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras e contou também com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, da deputada Federal, Alê Silva (PSL) e de uma comitiva de servidores do Ministério da Educação (MEC), que se reuniu com prefeitos de diversos municípios para alinhamento de políticas públicas da educação na região Centro-Oeste de Minas.

O prefeito Gleidson Azevedo em seu discurso lembrou de quando foi eleito. “Quando eu fui eleito prefeito de Divinópolis, eu disse que a pasta mais importante do nosso governo seria a da Educação, se a gente quer mudar o país, devemos melhorar nossa educação”. E, ainda completou solicitando ao ministro algumas demandas. “Agradeço ao ministro pelos projetos de construção de dois novos CMEIs em andamento na cidade.  Mas, que agora precisamos ter possamos ter o foco na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro e que Divinópolis deveria ter uma universidade com seu nome”, destacou.

Em seu pronunciamento o ministro enfatizou o compromisso com a educação básica. “No tempo em que eu estudei, a escola pública era referência na minha cidade, ninguém passava de ano se não estivesse totalmente alfabetizado e, para a nossa tristeza, crianças de 12 anos estão analfabetas em muitos lugares do Brasil. Houve um erro de pedagogia e métodos e isso precisa ser revisto. Não é possível que as coisas tenham mudado tanto”, destacou.

No final do seu discurso, o ministro citou o momento de pandemia e destacou a prioridade da educação no país. “Por fim, digo que os protagonistas da pandemia foram os médicos, hospitais e, agora, no pós pandemia serão os professores, as escolas e os profissionais da educação”, reforçou.

O encontro com os prefeitos teve como objetivo tirar dúvidas gerais que os gestores de educação municipais têm com relação às plataformas e projetos do FNDE.  O atendimento foi realizado pelos técnicos do MEC.

O ministro também se reuniu com reitores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); da Universidade de São João del Rei (UFSJ), campus Dona Lindu; e com a diretoria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Também foi recepcionado pelo prefeito, Gleidson Azevedo; a vice-prefeita, Janete Aparecida, juntamente com a secretária municipal de Educação, Andréia Dimas, em almoço realizado no CMEI Isauro Silva.