18 OUT 2021
AGRONEGÓCIOS
Semana da Alimentação 2021 acontece em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan), juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), realizam a Semana da Alimentação 2021, que deu início na sexta-feira (16/10), dia que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.

O evento, com programação até o dia 22 de outubro, tem como objetivo destacar a importância da segurança alimentar dentro das políticas públicas do município.

Programação

A Semana da Alimentação em Divinópolis foi iniciada no sábado (16/10) com o lançamento da música “Ei, Moço” produzida pelo escritor Roberto Caroli e pela escritora Conceição Cruz. A música está disponível no Instagram do Comseans @comseansdivi.

Também no sábado (16/10) foi realizada uma live em parceria com a Clínica Agir, onde o tema abordado foi a Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica. A live está disponível pelo Instagram da Clínica Agir @clinicaagir.

Já no domingo (17/10) foi realizada uma live com a Professora da UEMG, Ariane Barbosa, sobre a divulgação da revista Tá na Mesa desenvolvida pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade, através do Instagram do Conseans @comseansdivi.

Webinário – Segurança Alimentar: criatividade e desafios

Dia: 18/10
Mesa Redonda: A crise hídrica e os impactos na cadeia de produção de alimentos
Convidados: Daniel Calbino (UFSJ/Sete Lagoas), Lamartine Welington Branquinho (Emater/MG – Divinópolis) e Adriana Silva (Cooprafad e Aprafad/Divinópolis)
Moderadora: Márcia Helena Batista Corrêa da Costa
Acesso: Clique aqui

Dia: 19/10
Organização: Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)
Palestra: Encontro Virtual com jovens aprendizes do curso preparatório para o Enem (Grupo Educação Ética e Cidadania – GEEC)
Tema: Comer Emocional
Palestrante: Túlio Gonçalves (Nutricionista da Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente - UFSJ)

Dia: 19/10
Mesa Redonda: Obesidade infantil: estratégias de promoção de saúde
Convidados: Gabriela Ortiz (Nutrição – USP/São Paulo) - Tratando dos fatores de risco para a obesidade infantil; Camila Brandão (Educação Física – UEMG/Divinópolis) – Falando sobre a atividade física na prevenção e tratamento na obesidade infantil e Mário Rabelo (Nutrição – Grupo Líder Oeste) - falando sobre a influência da indústria alimentícia na obesidade infantil
Moderador: José Vitor Vieira Salgado (Educação Física – Uemg/Divinópolis)
Acesso: Clique Aqui

Horário: 14h
Roda de Conversa: O que é alimentação adequada e saudável?
Organização: Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)
Palestrantes: Juliana Bicalho (Nutricionista – Semusa) e Marina Faria (Fisioterapeuta – Semusa)
Local: Praça Eliseu Zica – bairro São José

Dia: 20/10
Horário: 15h
Evento: Formação para diretores escolares da Rede Municipal de Ensino e Organizações Civis filiadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Divinópolis.
Tema: Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar.
Organizador: Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Dia: 20/10
Horário:  14h às 17h
Estande: divulgação e orientação dos serviços da Política de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável (Sans) da Semag, coordenada pelo professor Carlos Alexandre com os estudantes de nutrição, odontologia, direito e psicologia.
Organização: Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag)
Parceiros: Cooprafaf / Aprafad, Una e Emater
Local: Praça Benedito Valadares (Praça do Santuário)

Horário: 19h às 20h
Roda de Conversa: A alimentação fora do lar, quais as perspectivas pós pandemia?
Convidados: Danilo Pereira (presidente da Abrasel/Regional União do Oeste); Erika Camargos (diretora de Vigilância em Saúde de Divinópolis) e Luiz Ângelo Gonçalves (secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis)
Moderador: Mário Rabelo (Grupo Líder Novo Oeste)
Acesso: @abrasel_uniaooeste

Horário: 20h às 21h
Oficina: Culinária – Agir Saudável - Uma Live realizada pela Clínica Agir de Divinópolis
Acesso: Instagram @clinicaagir

Dia: 21/10
Horário: 14h
Ação: Lançamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável (Sans)
Organizadora: Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar de Divinópolis
AcessoClique aqui

Dia:21/10
Horário: 14h
Roda de Conversa: Como adotar uma alimentação saudável na minha vida
Local: Praça Eliseu Zica

Dia:21/10
Horário: 15h
Palestra da Caisan: O papel do Banco de Alimentos e da Sociedade Civil no combate a forme e ao desperdício.
Convidado: Leonardo Koury Martins (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte)
Acesso: Clique Aqui

Dia: 21/10
Mesa Redonda: Vulnerabilidade Alimentar no Contexto da Pandemia
Convidados: Elaine Martins Moreira (Serviço Social - URFJ), Letícia Pereira Dourado (Serviço Social - Uemg/Unidade Divinópolis) e Olsymara Cavalcanti (Serviço Social - Uemg/Unidade Cláudio).
Moderadora: Camila Ramos Ferreira Vasconcelos (Serviço Social - Uemg/Unidade Cláudio)
AcessoClique aqui

Do dia 18 ao dia 22 de outubro serão realizadas oficinas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) sobre aproveitamento de alimentos com famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Colaboração e Realização: Jeannine Carla Antunes Oliveira (Una/Divinópolis).