15 OUT 2021
Dia do Professor: Prefeitura envia mensagem aos educadores

Hoje, 15, o Brasil celebra o Dia do Professor. A Prefeitura de Divinópolis, por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), felicita os profissionais da educação pela data memorável, criada em homenagem aos profissionais que dedicam a vida à transferência de conhecimento e ao desenvolvimento da educação no país.

As escolas enaltecem o trabalho dos educadores, sem o qual não há educação para os estudantes. As unidades também recordam os profissionais que atuam no campo de educação fora da sala de aula, mas também contribuem ativamente para a vida escolar como educadores.

No município, a competência do profissional está em evidência com a dedicação na missão docente, os destaques de escolas e os estudantes divinopolitanos em concursos.

A Prefeitura agradece a todos os profissionais e parabeniza-os pelo dia. A administração enfatiza que todo dia é dia do professor, porque é pelas mãos deste que as pessoas se tornam em grandes cidadãos para construir um município, um Estado e um país melhor.

Origem do Dia dos Professores

O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois, em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou lei imperial encarregada da criação do ensino elementar no Brasil, a que chamou Escola de Primeiras Letras. Segundo o decreto, todas as cidades deveriam ter as próprias escolas de primeiro grau.

O documento também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até mesmo como os professores deveriam ser contratados.

A celebração começou em São Paulo, onde quatro professores criaram um dia de parada para marcar a data e também traçar novos rumos para o ano seguinte.