01 OUT 2021
SAÚDE
Prefeitura recebe comunicado da Secretaria do Estado de Saúde sobre desmobilização dos leitos do Hospital de Campanha
A Prefeitura Municipal de Divinópolis recebeu no final da tarde de hoje, 01/10, comunicado emitido pela Secretaria do Estado de Saúde informando que o com Comité Macrorregional COVID-19 Oeste, em reunião ordinária realizada também hoje, definiu pela desmobilização dos leitos do Hospital de Campanha de Divinópolis.

Para a tomada dessa decisão, considerou-se que:
  • Taxa de ocupação dos leitos UTI da Macrorregião Oeste tem ficado consistentemente abaixo dos 40%, tendo alcançado 29% na semana atual. Com a desmobilização, o total de eitos da Macro passará de 169 para 139, resultando em uma taxa de ocupação de 35%, ainda favorável.

• O cenário epidemiológico tem se mostrado igualmente favorável, com consistência na onda verde há 08 semanas.

• A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis recebeu os ofícios do Complexo de Saúde São João de Deus (nº 834/2021, em 28/09) e do Hospital São Judas de Oliveira (nº 130/2021, em 29/09) nos quais os hospitais informam interesse e disponibilidade em abrir leitos extras em eventual cenário de colapso futuro.

• A SES/MG, por meio da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência, posicionou-se favoravelmente a essa desmobilização, no contexto atual.

• A necessidade de 30 dias de prazo para desmobilização, informada pelo gestor do município de Divinópolis.

• A insuficiência da UPA para fins de absorção dos pacientes da microrregião, considerando que grande parcela da área foi revertida para os leitos COVID, o que causou a necessidade de reorganização na micro com porta de entrada em outros municípios (Pará de Minas, Itaúna, Cláudio).

Nesse sentido, é importante observar que, a partir do dia 01 de novembro:

• Serão desmobilizados os 30 leitos COVID UTI adulto, 12 leitos de enfermaria adulto e 08 leitos de enfermaria pediátrica, no prazo máximo de 30 dias a contar da data atual. Caso haja desmobilização em data anterior, o município deve informar à Central Regional de Regulação Assistencial para fins de bloqueio dos leitos no SUSfácil.

• Ficarão remanescentes na UPA Divinópolis 20 leitos de suporte ventilatório pulmonar (LSVP).

• A UPA Divinópolis será, novamente, conforme fluxo normal, a porta de entrada na rede (para cadastro no SUSfácil) dos pacientes COVID e não-COVID dos municípios: Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Carmo do Cajuru, Araújos, Perdigão e São Gonçalo do Pará. Uma vez dada a entrada, a regulação SUSfácil encaminhará os pacientes para a porta disponível mais próxima.

• A microrregião Divinópolis contará, a partir de então, apenas com 12 leitos UTI no Hospital São João de Deus. Tais leitos têm a característica de atenderem a toda a macrorregião, em especial casos de alta complexidade, COVID associado a outras comorbidades (oncologia, hemodinâmica, gestação de alto risco, cirurgia torácica, etc). Assim, orienta-se à Central Regional de Regulação Assistencial buscar manter vagas nesses eitos, evitando a lotação.

Segundo o secretário de saúde, Alan Rodrigo, essa desmobilização de leitos é uma decisão colegiada e importante do Comitê Macrorregional COVID-19 Oeste. “A decisão foi tomada em um momento importante para o município, que necessita ampliar os atendimentos da UPA Padre Roberto, principalmente de pacientes que não estão com COVID-19, uma vez que, grande parte da estrutura física da UPA Padre Libério está dedicada para o tratamento de pacientes com COVID-19, e não estava sendo utilizada, já que o município tem apresentado nas últimas semanas grande redução na taxa de ocupação. Esperamos que isso aconteça de forma gradativa com o retorno na UPA como referência para Urgência e Emergência na cidade e região”,ressaltou.