16 SET 2021
Prefeitura apresenta Protocolo de Cuidados Paliativos em atenção domiciliar
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Serviço de Atenção Domiciliar de Divinópolis (SAD), divulga o Protocolo de Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar, para cuidar de pessoas que necessitam destes cuidados, como pacientes de doenças crônicas, oferecendo assistência humanizada e qualidade de vida e possibilitando a manutenção da pessoa em seu lar.

O Protocolo foi elaborado em julho de 2021 por profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar, além de docentes e acadêmicos da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

O objetivo do protocolo é sistematizar o atendimento domiciliar aos pacientes, estabelecendo padrões de elegibilidade das pessoas a serem assistidas em domicílio, medidas de controle e avaliação de cada sintoma apresentado, além das atribuições do desenvolvimento dos cuidados paliativos em diversas situações, como uso adequado de medicamentos mediante sintomas apresentados, estabelecer normas para cada procedimento utilizado para tratamento, além de formar um padrão em situações de diálogo entre a equipe e família do paciente durante a assistência.

O documento também apresenta atribuições gerais e específicos para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

O protocolo completo está disponível em anexo.