CATEGORIA : Saúde
Divinópolis assume protagonismo e convoca prefeitos para decretarem a Onda Roxa

13/03/2021 às 18:36:00

Na tarde deste sábado, (13/03), a Prefeitura de Divinópolis, através dos seus administradores, assumiu o protagonismo e convocou todos os prefeitos da região para, em conjunto, deliberarem sobre a situação de ocupação de leitos na região e decretar onda roxa do plano Minas Consciente. Durante a reunião ficou decidido que a partir de amanhã, domingo (14/03), Divinópolis está em Onda Roxa.

Participaram da reunião, além dos prefeitos das cidades e os respectivos secretários (as) de saúde, um representante do Ministério Público Estadual, o Superintendente da Regional de saúde, representantes da IBDS, do Hospital São João de Deus, do CIS-URG e do CISVI.

Diante do atual cenário, em que os leitos do Hospital de Campanha de Divinópolis estão completamente preenchidos, esta medida é essencial. Foi evidenciado, durante a reunião, que jovens e crianças estão cada vez mais necessitando de internação em UTI, situação atípica.

A reunião foi realizada de forma virtual, mas alguns prefeitos de cidades mais próximas compareceram no Centro Administrativo de Divinópolis. Manifestaram-se de acordo com a Onda Roxa as seguintes cidades: Divinópolis, Formiga, Carmo do Cajuru, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste, Camacho, Itapecerica, Pedra do Indaiá, Claudio, Igaratinga, Pará de Minas, Martinho Campos, Itaguara, Piracema, Araújos, São Gonçalo do Pará, Cristais, Campo Belo, Luz, Conceição do Pará e Santo Antônio do Amparo.

Durante a reunião foram escolhidos membros para formação de uma comissão que irá representar toda a região diante do Governo do Estado, notadamente para reivindicar a abertura de mais leitos para a região. A comissão será composta por Gleidson Azevedo (Prefeito de Divinópolis e representante da cidade macro), Teko (Prefeito de Itapecerica e representante da AMVI), Edson (Prefeito de Carmo do Cajuru e representante CISVI), Olívio (Prefeito de Bambuí e representante CIS-URG) e Alan (Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, representantes dos secretários) e Janete (Vice-prefeita e secretária de governo de Divinópolis, articulação).