24 MAI 2019
Semed capacita professores para Olimpíada da Língua Portuguesa

A Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed) aderiu à Olimpíada da Língua Portuguesa 2019 com o intuito de abranger as escolas do 5º ao 9º ano da rede. Para apoiar os professores no desenvolvimento do trabalho, o Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), oferece cursos de formação continuada e capacitação, de acordo com as categorias de premiação dos alunos que perfazem a produção de textos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos) e crônica (8º e 9º anos).

Na terça-feira (28/05), das 7h30 às 11h30, na Semed, será realizada a oficina de produção de crônicas que tem como público os professores de língua portuguesa em atuação nos anos finais do ensino fundamental.  De acordo com o professor Almeida Divino Gonçalves do CRPE, que é um dos organizadores destas capacitações, esta oficina será dividida em duas partes, sendo que, primeiramente, serão estudados os aspectos normativos, descritivos e estruturais do gênero, bem como as práticas sociais de produção e circulação da crônica. Na segunda parte, serão propostas atividades práticas com sugestões de sequências didáticas que poderão ser desenvolvidas em sala de aula.

A oficina será ministrada pela professora Elizete Vilela, graduada em Letras pela Funedi/Uemg, que tem vasta experiência do programa Escrevendo o Futuro sendo, inclusive, premiada junto a seus alunos. No desenvolvimento do programa já foram oferecidas as oficinas de Poema e Memórias Literárias.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os professores interessados em realizar a oficina de crônica em 28 de maio ainda podem enviar e-mail para crpe.semec@divinopolis.mg.gov solicitando o link de inscrição.