12 DEZ 2018
FAZENDA
Educação, renda e saúde colocam Divinópolis em 9º lugar em desenvolvimento

Divinópolis está em um seleto grupo de municípios em Minas Gerais com boas condições de crescimento econômico e social. Das 853 cidades de Minas Gerais, 30 indicadores colocaram Divinópolis em 9º no ranking do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) dentro do Estado. Para compor resultado, foram analisados indicadores sociais mais básicos como renda, educação e saúde até variáveis mais complexas como valor agregado das atividades econômicas do município.

Capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva foram os indicadores em cinco dimensões analisadas pelo Sebrae.

Belo Horizonte (0,576) ficou em primeiro, acompanhada de Contagem (0,488), Uberaba (0,472), Juiz de Fora (0,465), Varginha (0,458), Nova Lima (0,446), Sete Lagoas (0,445), São João del-Rei (0,443), Divinópolis (0,441) e Pouso Alegre (0,436), que foram as cidades mais bem colocadas no ranking do Sebrae.

O capital empreendedor é composto por educação, saúde, renda e densidade empresarial. Nessa dimensão analisada, Divinópolis alcançou 0,6912, enquanto a média mineira é 0,618, de acordo com a pesquisa.

A educação dentro do capital empreendedor atingiu o melhor desempenho: 0,8420. Para a secretária municipal de Educação, Vera Prado, a base oferecida na cidade é destaque e influenciou no resultado.

“Tratamos com muito zelo a educação infantil. Não é cuidar de crianças; na rede municipal trabalhamos o didático e o pedagógico de forma séria. A expansão do atendimento infantil é essencial para uma educação de qualidade”, disse Vera Prado.  Seis mil alunos estão matriculados na rede com 33 centros municipais de educação infantil.

Outro indicador analisado pelo Sebrae é saúde. O segmento obteve a pontuação de 0,6426 e contribuiu para o resultado de colocar Divinópolis entre os dez municípios mais bem colocados de Minas Gerais.

“Temos uma rede de assistência bem estrutura, faculdades, polo de pesquisa e um hospital eficiente, além de um CTA/SAE, que é um serviço que dá suporte as pessoas que apresentam doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Amarildo de Souza.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Alonso Dias, disse que o incentivo e a orientação ao microempreendedor contribuíram para o desenvolvimento social inclusivo, econômico e sustentável.

“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem uma equipe qualificada para atender os empreendedores. Foi estruturado o setor nessa gestão, e o resultado apareceu. Nossa equipe participou de cursos do Sebrae de qualificação para atender melhor os empreendedores individuais importantes para o desenvolvimento econômica da cidade”, afirmou José Alonso.