19 OUT 2018
22º Festa do Reinado é celebrada na Praça do Mercado

Divinópolis celebra, entre 16 a 21 de outubro, a 22º Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na Praça do Mercado. Os eventos acontecem na Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, e o tema norteador das comemorações é “Ano dedicado aos leigos e leigas”.

As festividades tiveram início com a concentração e a procissão da Bandeira do Aviso, em 24 de setembro. Os fiéis saíram da Rua Serra do Cristal e seguiram em direção à Capela Nossa Senhora do Rosário, onde a bandeira foi erguida.

Dias 16, 17 e 18, às 19h30, a Equipe Terço dos Homens do Divino Espírito Santo, de Santo Antônio e do Senhor Bom Jesus, respectivamente, realizaram a reza do terço e a Oração do Ofício em louvor a Nossa Senhora.

Já na sexta-feira (19/10), terão início as comemorações do Dia do Mordomo, com uma missa, às 20 horas, presidida pelo Exmº Revmº senhor bispo diocesano dom José Carlos de Sousa Campos. Em seguida, acontecem uma pequena procissão em volta da capela e o levantamento das bandeiras dos santos patronos do reino.

No sábado (20/10), às 14h30, haverá a chegada das guardas e o início do recolhimento das coroas, nas proximidades da Vila Cruzeiro, da Vila Concórdia e do Centro. Às 19 horas, acontece a coroação das imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Logo em seguida, inicia-se a procissão em direção à Rua 3 de Outubro, 78, no Centro. O Café de São Benedito será servido no local.

O último dia de comemorações começa às 9h30, com a chegada das guardas e o início do recolhimento das coras nas proximidades da Praça do Mercado. Às 12h30, a programação segue com o almoço e a saudação aos reis. A celebração da Missa Conga e a leitura da Lei Áurea, da Princesa Isabel, acontece às 15h45 e será celebrada pelo frei Leonardo Lucas Pereira. A missa acontece no Santuário de Santo Antônio, Centro.

Ao final da missa, terá início uma procissão, que conduzirá as imagens de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e de todo Estado de Coroas em direção à capela, na Praça do Mercado. A chegada e o descimento das bandeiras do Reino marcarão o fim da Festa dos Reis de 2018.

A Festa de Reinado da Praça do Mercado encerra o calendário das festividades. Fazem fizeram seus eventos os bairros Alto São Vicente, Campina Verde, Dona Quita, Espírito Santo, Interlagos, Itaí, Nova Fortaleza, Porto Velho, Santo Antônio dos Campos, São João de Deus, São José, São Judas, São Luiz, Tietê, Vale do Sol, Vila Romana e, ainda, as comunidades rurais de Amadeu Lacerda, Branquinhos, Buritis, Cacoco de Cima e Costas.

Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que elabora todo o cronograma das festas, auxilia na divulgação e presta apoio logístico.