16 MAR 2018
16 comunidades rurais são beneficiadas com internet gratuita

A Prefeitura de Divinópolis aderiu ao programa do Governo Federal Internet para Todos. A iniciativa visa ao acesso à internet para a população carente com valores reduzidos e será realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O programa será implementado em parceria com o governo federal – o município investirá em terreno e provedor. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, Bruno Santos Pereira, a iniciativa vai abranger a zona rural. “O programa visa a atender as pessoas mais carentes e em locais que não temos acessibilidade de internet comum hoje”, destacou.

Com o programa os beneficiários deverão pagar um valor bem abaixo de mercado. “Não é uma internet gratuita; o pessoal da zona rural terá o equipamento que hoje eles não têm, sem possibilidade de chegar cabeamento nenhum. A internet estará liberada a todos que quiserem aderir ao programa na comunidade”, afirmou.

O programa estará disponível nas comunidades de Amadeu Lacerda, Boa Vista, Branquinhos, Buritis, Cachoeira/Ponte de Ferro, Cachoeirinha, Choro, Córrego do Paiol, Córrego Falso, Costas, Djalma Dutra, Lava Pés, Lopes, Mata dos Coqueiros, Quilombo e Tamboril.

O provedor de internet ainda será licitado, e o município entrará com um projeto de dispensa de ISS na Câmara Municipal. “Vamos oferecer internet de altíssima qualidade, banda larga pelo Satélite Geostacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas do Brasil; o provedor e a internet serão aderidos a este para beneficiar toda comunidade”, destacou o diretor.

O governo federal enviará as datas para implantação do programa no município. “É um empenho do prefeito Galileu Machado e um esforço total para atender todas as comunidades. Porque a Prefeitura tem uma contrapartida grande nesta parceria: ela tem de entrar com o lote, com a infraestrutura, com a limpeza e com a segurança do equipamento”, informou.