16 MAR 2018
826 pessoas são atendidas no Serviço de Atendimento ao Migrante

A Prefeitura de Divinópolis atendeu 826 usuários no Serviço de Atendimento ao Migrante em 2017. É o que aponta o relatório anual divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds).

O Atendimento ao Migrante é um serviço que atende por meio de orientações, encaminhamentos e concessão de serviços socioassistenciais às pessoas em situação de risco pessoal e social em processo migratório residentes há um período inferior a dois meses no município à procura de trabalho e mobilidade para outro município onde mantenha vínculo familiar e comunitário.

Dos 826 usuários atendidos no ano passado, 784 foram atendidos por demanda espontânea, e apenas um foi encaminhado pelo serviço de abordagem de rua. De acordo com a gerente de Políticas de Proteção Social, Márcia Luísa, o Serviço de Atendimento segue portaria da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). “Nós temos regimento interno e portaria na política de atendimento ao migrante”, explicou.

Segundo a gerente, o Serviço ao Migrante também tem o apoio do Serviço de Acolhimento. “O migrante pode ficar por 72 horas e recebe refeições, banho e estadia, até que tenha condições de voltar pra sua cidade”. O Serviço de Atendimento tem cadastro e protocolo, e, após usá-lo, o migrante só poderá retornar após um ano.

Em 2017, foram atendidos 643 usuários, que receberam passe em transporte rodoviário ou ferroviário. Segundo o relatório, 38 usuários atendidos foram encaminhados do serviço de acolhimento de população de rua, e dois vieram de outras políticas socioassistenciais.