07 MAR 2018
Ouvidoria do Município recebeu 727 atendimentos em 2017

A Prefeitura de Divinópolis oferece um canal para a população se manifestar por elogios, críticas/reclamação sobre os serviços realizados pela Administração Municipal, envio de sugestões ou solicitação de informações. Trata-se da Ouvidoria do Município, gerenciada pela Controladoria Geral do Município.

Durante 2017, foram realizados 727 atendimentos pela Ouvidoria do Município, conforme relatório de balanço publicado no Diário Oficial edição 2.162. O principal meio de contato da população com a Ouvidoria em 2017 foi pelo telefone, com 175 atendimentos, seguido do email (170), logo depois site, presencial e até por carta.

Os principais atendimentos são para perguntar como acessar alguns serviços como poda e corte de árvore, solicitar limpeza de lote de terceiros, denúncias sobre locais com possíveis focos de dengue, como se cadastrar no ISSQN, como abrir uma empresa e MEI, troca de lâmpada, colocação de braços, postes e extensão da rede elétrica, tapa buraco, capina, entre outros.

A Ouvidoria do Município atua como mediadora entre o cidadão e a Administração. A partir da manifestação do cidadão, o setor busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita e ter suas necessidades atendidas.

O Decreto nº 12513 regulamenta as atribuições da Ouvidoria, e, entre suas tarefas, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.

A Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às secretarias e demais unidades de gestão pública, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante.

As manifestações são recebidas pela Ouvidoria, analisadas e encaminhadas às secretarias ou unidades gerenciais para providências ou manifestação. O prazo para encaminhamento da resposta ao cidadão é de até 10 dias úteis prorrogáveis por mais 10.

O contato pode ser feito de segunda à sexta, das 12 às 18 horas, pessoalmente no Centro Administrativo da Prefeitura (avenida Paraná, 2.777, Belvedere, sala 316), pelo telefone 3229-8110 ou pelo email ouvidoria@divinopolis.mg.gov.br.