Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 21 de Setembro de 2017

Banner Agenda Teatro

13/09/2017 às 16:41:00
› Campanha Antirrábica pretende vacinar 34,6 mil animais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pela Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em 16, 17 e 23 de setembro. Cães e gatos acima de 3 meses de idade deverão ser vacinados, e a estimativa é aplicar 31,6 mil doses.

Para que o número seja atingido e até mesmo ultrapassado, a Diretoria de Vigilância em Saúde realizará a campanha na zona urbana em três etapas: em 16 de setembro, das 8 às 17 horas, nas Regiões Central, Oeste e Sudoeste; em 23 de setembro, também das 8 às 17 horas, nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste; e, em 17 de setembro, das 8 às 12 horas, a campanha será realizada na zona rural.

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Superintendência Regional de Saúde (SRS-Divinópolis), transferiu ao município doses da vacina, agulhas e seringas em quantidade suficiente para atender às demandas da campanha.

“Lembramos que seringas e agulhas são individualmente usadas para cada animal e em seguida descartadas para evitar transmissão de doenças por uso comum”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares.

Caso, por qualquer motivo, perca a vacinação próxima à residência, o proprietário de animal terá oportunidade de levar cão ou gato ao Centro de Referência de Vigilância em Saúde (Crevisa) Ambiental, localizado na Rodovia Divinópolis-Carmo do Cajuru, quilômetro 6, estrada de acesso às Chácaras Beira Rio, 1.001, sentido Getsêmani, telefone 3229-6579.

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Vigilância em Saúde nos telefones 3229-6870 e 3229-6874 ou diretamente na Rua Minas Gerais, 900, Centro.

Zoonose

A raiva é zoonose que afeta os animais mamíferos e o homem. A transmissão ocorre pela inoculação do vírus contido na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura da pele lesada e/ou das mucosas. A raiva é doença infecciosa, caracterizada por sintomas de comprometimento do sistema nervoso central sob forma de encefalite aguda. A evolução, salvo em muito raros casos, sempre determina a morte do doente. Animais domésticos como cães e gatos são as principais fontes de infecção para o homem por estar em maior contato com este. A vacina protege os animais contra a raiva e evita que transmitam a doença.

Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG