12 SET 2017
72 agentes da Defesa Civil participam de capacitação

A Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, em parceira com a Fundação Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Divinópolis, realiza a 7ª edição da capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas. O evento começou nesta terça-feira (12/09) na Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI) e vai até quinta-feira (14/09). Participam 72 agentes de Defesa Civil de 24 municípios do Centro-Oeste mineiro.

Em três dias, os agentes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil passam por uma capacitação para atuarem atuar de forma eficiente nas atividades de proteção e Defesa Civil desde as ações preventivas, preparatórias e mitigatórias.

O treinamento prepara os agentes de proteção e defesa civil para atuarem nos respectivos municípios, na gestão das diversas demandas relacionadas ao risco de desastres naturais, ou provocados pelo homem, como enchentes, alagamentos, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos e outros.

A capacitação contempla aulas de introdução à proteção e defesa civil, além de noções elementares da operacionalidade de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec); mapeamento de áreas de risco e outros assuntos pertinentes a esta importante área de atuação que tem como foco central a preservação de vidas.

Nesta quarta-feira (13/09) o evento continua com a palestra “Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação às Mudanças Climáticas (Feam)”. Outro assunto será o Plano Estadual de Combate à Dengue e os Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas.   Outro tema será Plano de Contingências e Gestão de Recursos Naturais para redução do risco de desastres. Já na quinta-feira (14/09) será debatido o “Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização” e “Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme”.

O vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, o coordenador Adjunto da Defesa Civil, o coordenador da Defesa de Divinópolis, Paulo César Gonçalves Fernandes, Pádua Fernandes; Secretária Municipal de Obras Públicas, Cláudia Abreu Machado; secretária de Educação, Vera Prado; secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Prado e o Secretário de Trânsito, Waldo Martinho, participaram do evento.

Também participaram da abertura da solenidade, o Comandante da 7ª RPM, Coronel Helbert William Carvalhaes; o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, Major Rodrigo de Faria Mendes; o Comandante do 23º BPM, Tenente Coronel, Marcelo Augusto Santos; o Chefe do 7º Departamento da Polícia Civil, Ivan José Lopes; o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Paulo César Gonçalves Fernandes e o Coordenador Regional de Defesa Civil da 7ª RPM, 1° Tenente Samuel Gontijo Fernandes.