16 AGO 2017
Prefeitura intensifica retirada de aguapés

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop), intensificou a retirada de aguapés. O trabalho rotineiro realizado nos últimos dias foi intensificado para que a limpeza do Rio Itapecerica termine antes da chegada do período da piracema.

A retirada de aguapés acontece de março a setembro, e, após o período, o trabalho paralisa-se devido à piracema, quando qualquer intervenção no rio é proibida.

De acordo com o diretor de Operações da Semop, Rodrigo Alves de Assis, do bairro Esplanada até o bairro Candelária, cinco pontos de retirada de aguapés existem. “Quando a população vê grande quantidade de aguapés reunidos em só um local, é ali o ponto de retirada. Os aguapés são direcionados para locais que permitem aglomeração para que profissionais e máquinas possam realizar o trabalho”, explicou.

O trabalho inicia-se com colaboradores soltando aguapés das margens com apoio de barcos, bambus e ganchos. Depois, os aguapés são puxados com auxílio de cordas até o local onde a contenção que possibilita a entrada de caminhão e de retroescavadeira é executada. O caminhão para ao lado da retroescavadeira para fazer o carregamento com as plantas, que são levadas para o local de saturação.

Em seguida, os aguapés são retirados do rio e colocados no ponto de acúmulo e saturação. É nos locais que as plantas perdem o volume de água para facilitar o descarte no aterro controlado. “O local é temporário; a população não deve preocupar-se”, disse.

O diretor também salienta as fases de operação. “Retirada de aguapés é contínuo trabalho da secretaria nos meses em que é permitida e não consiste apenas em profissionais dentro de barcos. É trabalho de grande equipe que atua em pontos onde há acúmulo das plantas aquáticas”, destacou.