Ir para conteúdo
Acompanhe-nos:
Facebook
Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 21 de Agosto de 2017


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

UNIDADE FISCAIS
UPFMD - Unidade Padrão Fiscal - R$ 69,65
Banner Cadastramento Escolar
Banner Interdições
Banner Agenda Teatro
Notícias
Principal   Notícias
 
09/08/2017 às 16:47:00
› Projeto sobre GTO termina na Catedral

O projeto “Escola no Museu, Museu na Escola” encerra-se no sábado (12/08), às 9 horas, na Praça da Catedral. A proposta foi executada durante cinco meses e atendeu a escolas do município contando a trajetória do consagrado escultor divinopolitano Geraldo Teles de Oliveira (GTO).

De acordo com a gerente de Memória e Patrimônio, Thaís Venuto, o projeto levou informação sobre a vida e obra de GTO e a oficina que consiste na continuidade do trabalho do escultor pelos descendentes, Mário Tele e Alex Teles.

“Nas visitas realizadas, detalhes sobre a vida e obra dos escultores apresentavam-se aos estudantes. A partir da apresentação, os estudantes produziram material como jogos, processo de esculturas esculpidas, reproduções em fotografia das obras e muito mais; o resultado será apresentado no encerramento, que acontece no próximo sábado”, afirmou Venuto.

O evento começa às 9 horas e conta com apresentações musicais da Banda Municipal Maestro Ivan Silva e da banda Pó de Giz, contadores de histórias do Baú da Liza, palhaço Batatinha, além de exposições de arte.

As Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Cultura (Semc), por meio do Centro de Referências dos Profissionais da Educação (CRPE), desenvolveram o  projeto “Escola no Museu, Museu na Escola”. A proposta teve início em 16 de março no auditório da Semed para especialistas e professores.

Durante o desenvolvimento do projeto, escolas da rede municipal de ensino tiveram exposições itinerantes das obras de GTO e oficinas com objetivo de desenvolver criatividade, experimentação e conhecimento da obra e vida do escultor divinopolitano ao retratar a trajetória de vida e arte.

A programação incluiu visitação de alunos e educadores às exposições para realizar atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas.

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto e neto de GTO, Alex Teles, estudantes precisam conhecer artistas locais, o que auxiliaria em processo de aprendizagem. “Temos de mostrar que a arte é importante trabalho educativo, pois procura, por meio de tendências individuais, amadurecer formação de gosto, estimular inteligência e contribuir para formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante formação de artistas. No trabalho criador, o indivíduo usa e aperfeiçoa processos que desenvolvem percepção, imaginação, observação e raciocínio”, afirmou.

Participam do projeto as escolas; Escolas Municipais participantes: Adolfo Machado; Padre Guaritá; São Geraldo; Antonieta Fonseca; Darcy Ribeiro; Professora Veneza Guimarães; Padre João Bruno;  João Gontijo; Sidney José de Oliveira e Centro Técnico Pedagógico (Cetepe).

 

Atrações

Escola de Música Maestro Ivan Silva

Banda Pod Giz

Lisa Paiva

Vânia Ordones

Lara Ordones

Juvenal Bernardes

Élcio Souza

 
 
 

 

Logo
Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 16:00 horas.
Telefone: (37) 3229-6500
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet. Instar

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.