22 JUN 2017
Caminhada pelo Bem mobiliza estudantes

Organizada pela Secretaria Adjunta Sobre Drogas e Direitos Humanos (Saddhu), em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), foi realizada na manhã desta quinta-feira (22/06) a “Caminhada pelo Bem”. A ação faz parte das comemorações da Semana Nacional e Estadual de Prevenção às Drogas, que é realizada entre 19 e 26 de junho. O evento teve concentração na praça da Catedral com destino à Praça do Santuário, e passou pela avenida 1º de Junho e subiu a Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário adjunto Sobre Drogas e Direitos Humanos, Edmar Rodrigues, o ato é uma forma de dar visibilidade ao problema e destacar a importância da política de prevenção. “A secretaria tem feito trabalhos, principalmente nas escolas, para prevenção às drogas. Estamos também encaminhando um projeto para a Câmara Municipal para criar a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, para que este assunto esteja sempre sendo debatido em nosso município”, anunciou.

Presente também no evento, a secretária de Educação Vera Prado lembrou a importância do tema. “As nossas crianças hoje estão sendo lançadas nesse mundo de drogas cada vez mais jovens, e quanto mais cedo vier a prevenção melhor. Então, um trabalho como este é de grande valor, e toda a comunidade deve se envolver. Já existe nas escolas, junto com a Polícia Militar, o Proerd, programa de prevenção às drogas que dá muito resultado com o envolvimento de toda a comunidade”, reforçou.

O sargento Ronaldo, coordenador do Proerd em Divinópolis, projeto desenvolvido há 17 anos nas escolas de Divinópolis com foco na prevenção às drogas. “Em todos esses anos vemos cada vez mais o resultado positivo. As drogas sempre existiram e continuarão existindo, o importante é que estes jovens tenham informação e saibam dizer não”, destacou.

Na chega à Praça do Santuário todos os presentes participaram de uma aula de zumba e de uma apresentação musical.

A data faz referência à criação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) – criada em 19 de junho – e em solidariedade ao esforço da Organização das Nações Unidas (ONU), que convenciona 26 de junho como o Dia Internacional da Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

Participaram do evento alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar, Secretaria de Educação e escolas municipais, fanfarra do Cetepe, comunidades terapêuticas, conselhos de direitos, Programa Qualidade de Vida - Amor Exigente, Caps-AD, secretarias de Esportes e de Trânsito. O secretário de Trânsito e Transportes, Waldo Martinho, representou o prefeito Galileu Machado.