18 MAI 2017
Caminhada reforça luta antimanicomial

A Prefeitura de Divinópolis promoveu na manhã desta quinta-feira (18/05) a caminhada sobre a luta antimanicomial. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por intermédio da diretoria de Saúde Mental, assistidos, funcionários do serviço de saúde e universitários participaram do evento para alertar a população sobre a importância dos direitos das pessoas com sofrimento mental.

A passeata saiu da sede do Sersam, passando pelas avenidas Magalhães Pinto e Primeiro de Junho, com destino à rua São Paulo em frente a Câmara Municipal.

Cartazes pedindo amor, direitos, carinho, inclusão, atenção, humanização, empatia, esperança e luta foram algumas das palavras utilizadas pelos participantes da caminhada.

“É um momento para mostrar para a população a importância desta luta caracterizada pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos. O movimento da luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento”, afirmou o diretor do Sersam, Sérgio Raposo.

A programação da luta antimanicomial teve início na segunda-feira (15/05) com a realização do “Dia da Beleza” para os assistidos do Caps III e Caps AD e um desfile de moda à tarde com pacientes da unidade, com apoio de professores e estudantes do Cecon.

Terça-feira (16/05) foi realizada uma capacitação com o tema “História da Saúde Mental em Divinópolis”, com o psicólogo Paulo Sérgio dos Prazeres, e nesta quarta-feira (17/05) foi realizado um culto ecumênico na quadra do Sersam.