26 ABR 2017
Prefeitura doou terreno e investiu em infraestrutura do novo Fórum

A Prefeitura de Divinópolis teve papel fundamental na construção do novo Fórum do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), previsto para se inaugurar nesta quinta-feira (27/04). Em 2003, o prefeito Galileu Machado adquiriu terreno de 15 mil metros quadrados no bairro Liberdade e doou-o ao Estado de Minas Gerais, por meio do Tribunal de Justiça. A negociação foi autorizada com base na Lei 5.637, de 10 de junho de 2003.

Mesmo com a obra ainda não iniciada pelo Estado, em 2012 a Prefeitura providenciou a elaboração da Lei de Zoneamento da área para delimitação do terreno. A obra iniciou-se em janeiro de 2014, e, em agosto de 2015, a Prefeitura garantiu a ligação de rede de esgoto no local e as obras de acesso ao novo Fórum.

A Prefeitura executou pavimentação asfáltica no valor de R$ 82 mil em frente ao novo prédio e nivelamento de rua lateral, com mais de 50 caminhões de terra. Na ação de nivelamento foram necessários uma semana de trabalho, oito trabalhadores e todos os caminhões e carregadeiras da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop).

Parceria também se firmou para executar pavimentação poliédrica, com fornecimento de máquinas e equipe técnica para acompanhamento da obra. Ainda R$ 14,8 mil foram investidos em iluminação da área. Empresa foi contratada para elaborar e aprovar o projeto na Cemig, além de executar a obra, com extensão de vão de rede de baixa tensão trifásica, instalação de três postes de concreto circular equipados com dois braços e seis luminárias de LED de 100W, mais modernas e econômicas.

A Semop atuou ainda na realização de capina e limpeza do entorno do Fórum. No início de 2017, uma limpeza foi efetuada; e outra, dias atrás, para inaugurar o novo prédio. No trabalho foram necessárias duas equipes de 12 trabalhadores da Coordenadoria de Limpeza Urbana.