07 ABR 2017
Escolas recebem 41 toneladas de alimentos

O Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde os primeiros dias de aulas de 2017 distribuiu gêneros alimentícios para preparação de merenda em 60 unidades da rede municipal de ensino de Divinópolis. Também são beneficiadas unidades escolares filantrópicas, filiados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao todo, são beneficiando 14,4 mil alunos.

No primeiro bimestre de 2017 já foram distribuídas 41 toneladas de alimentos, entre gêneros perecíveis (verduras, legumes, frutas, ovos e frango) e gêneros básicos (arroz, açúcar, feijão, entre outros). Deste total, 11 toneladas são de produtos da agricultura familiar, movimentando a economia local e valorizando os produtores agrícolas do município.

Todos os produtos são adquiridos através de processo licitatório e compõem os cardápios elaborados pelas nutricionistas do setor da Alimentação Escolar da Semed. Além de elaborar cardápios balanceados a serem seguidos, as nutricionistas realizam visitas diárias nas unidades escolares verificando in loco o processo de preparação da merenda e a aceitação da mesma pelos alunos.

Somente nos meses de fevereiro e março foram realizadas 80 visitas.As nutricionistas orientaram as cantineiras e as direções das unidades escolares sobre armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, zelando pela quantidade, qualidade e conservação dos produtos, observadas sempre as boas práticas higiênico-sanitárias.

As nutricionistas observaram ainda nestas visitas a boa aceitação das refeições servidas. “Quando uma criança chega à unidade escolar em jejum, ela pode ficar dispersa, sonolenta na sala de aula e não conseguir prestar atenção nas aulas, comprometendo assim seu desempenho escolar. É fundamental que todas as crianças estejam bem alimentadas durante sua permanência na escola para garantir a efetivação do sucesso de cada estudante”, explica a coordenadora do setor de alimentação Escolar, Ana Carolina Guimarães Dias.