10 FEV 2017
Farmácias informam disponibilidade de medicamentos por telefone

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da gerência de Assistência Farmacêutica, beneficia diretamente mais de 25 mil pessoas por mês com a disponibilização de medicamentos gratuitos em sete farmácias municipais. Telefones ficam à disposição dos beneficiários para saber se tem o medicamento. A informação via telefone, evita filas e deslocamentos desnecessários até a unidade.

Todos os dias chegam e esgotam algum tipo de medicamento nas unidades. Os estoques são controlados para evitar desperdício com o vencimento de algum fármaco. Quando um medicamento acaba em uma unidade, a reposição é feita pelo almoxarifado. A reposição é semanal.

Há vários anos, o usuário do sistema público de saúde tem opção de ligar nas unidades farmacêuticas e saber se o medicamento está disponível. “Esta sempre foi nossa preocupação. Ter os telefones à disposição do usuário se informar sobre a disponibilidade de seu medicamento, evita filas e deslocamentos desnecessários até a unidade”, destacou a gerente de Assistência Farmacêutica da Semusa, Thais Bueno.

Para abastecer a Farmácia Central, a Farmácia Complementar, a Farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e ainda as farmácias das unidades de saúde dos bairros Nossa Senhora das Graças, São José, Niteroi e Santo Antônio dos Campos (Ermida); o gerenciamento de estoque de medicamentos é dinâmico.

Os telefones das farmácias municipais são: Farmácia Central 3222-9170, Centro de Saúde São José 3221-4316, Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças 3221-2721, Centro de Saúde Niterói 3222-8330, Centro de Saúde Ermida 3214-6162, Farmácia Complementar 3229-6836, Farmácia do SAE 3221-3735.

São investidos R$ 3,2 milhões por ano para a compra de 253 tipos de medicamentos para abastecer a rede de Farmácia Básica Municipal. O Estado também contribui repassando alguns tipos fármacos.

Farmácia popular

Além de toda a rede municipal de Assistência Farmacêutica, com unidades centralizadas e regionais, a população pode contar ainda com o programa “Farmácia Popular”.

Através deste programa, dezenas de tipos de medicamentos dos mais utilizados para controle do diabetes, hipertensão, asma e ainda vários tipos de contraceptivos, podem ser retirados gratuitamente em qualquer farmácia da cidade conveniada a este programa.

A entrega de medicamentos nas farmácias públicas dependem de processos licitatórios municipais ou envio por parte do Estado e, por isso, alguns medicamentos ficam em falta determinado período. Para que o tratamento não seja interrompido o paciente pode contar com este programa.