23 JUN 2016
II Semana para Educação e Combate ao Diabetes

Com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de (Semusa), e Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi) será realizada a II Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes. A iniciativa, criada pela Lei Municipal 127/2015, acontece de 27 de junho a 1º de julho no plenário da Câmara Municipal.

A Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes surgiu com o objetivo de estimular o debate sobre a doença e orientar a população. “Mais do que isso, este é um momento em que vários profissionais são capacitados visando identificar precocemente a diabetes e encaminhar o paciente para tratamento”, afirmou o diretor executivo do Cisvi, Marco Aurélio de Oliveira.

Estima-se que em Divinópolis há cerca de 20 mil pessoas com a diabetes, número expressivo. Com base nisso um dos objetivos desta semana é reestruturar a associação de diabéticos que já existiu na cidade. A ideia é que ela seja um ente permanente de discussão e suporte para as pessoas que convivem com esta doença.

Outro ponto alto da Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes está reservado para o dia 1º de julho quando será realizado, a partir das 9h, o simpósio: “Direito à Saúde com ênfase na Judicialização”.  “Este simpósio promete reunir autoridades tanto da área da saúde como do judiciário de Minas Gerais para discutir um tema delicado e que afeta os orçamentos das prefeituras. A intenção é provocar a discussão considerando os pontos prós e contras que a cercam”, explica Marco Aurélio.

Capacitação e atendimento

Além de estimular o debate, II Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes prevê a realização de vários cursos de capacitação. Entre eles está o de avaliação venosa e o exame físico de pé diabético.

A população também poderá contar com orientações e exames rápidos que serão oferecidos em tendas que ficarão dispostas no quarteirão fechado da rua são Paulo em frente a Câmara durante todos os dias deste evento. “Entendemos que este é um trabalho importante e a Semusa é uma parceria e procurará orientar a população. Paralelo a esta atividade varias de nossas unidades de saúde tem realizado ações, ao longo deste mês, visando o combate a diabetes. Neste sentido, a informação é uma arma importante”, explica a secretária de Saúde, Kênia Carvalho.

Números

A preocupação com a diabetes se justifica. É uma doença silenciosa e que mata. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os dados revelados no ano passado apontam quem em 2014 a diabetes matou 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Divinópolis das duas mil pessoas que passaram pelas tendas de orientação durante a Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes realizadas em 2015, 300 foram diagnosticadas com a doença.

De acordo com CISVI, 15% das pessoas que sofrem algum tipo de complicação em decorrência da diabetes são submetidas a algum tipo de amputação. O diagnóstico precoce é fundamental para a sobrevida do paciente e, principalmente, para que ele não tenha sequelas provenientes dela. “Com todo este contexto é fundamental ampliarmos esta discussão e encaminhar, cada vez mais, as pessoas para o tratamento. Divinópolis dá o exemplo e sai na frente ao instituir a Semana Municipal para Educação e Combate ao Diabetes”, pontua Vladimir Azevedo prefeito de Divinópolis e presidente do CISVI.

A abertura do evento acontecerá dia 27 de junho a partir das 14h na Câmara Municipal, localizada na rua São Paulo no nº 277. Além do CISVI, Prefeitura de Divinópolis, Semusa e Câmara de Vereadores; apóiam esta iniciativa a Gerência Regional de Saúde, Cecon, Rotary Clube Divinópolis, Lions, Gráfica Cometa e MegaScan.