29 ABR 2016
Saúde inicia 2ª fase da operação carro fumacê

A Prefeitura de Divinópolis continua com a segunda etapa da operação ao combate ao mosquito adulto do Aedes aegypti com a utilização do carro fumacê. A segunda fase se estende até maio e atenderá aos bairros Porto Velho, São José, Catalão e Nossa Senhora das Graças e Centro.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, nestas localidades, quando o fumacê passar, a população deve manter portas e janelas abertas. Outra orientação importante é que a população não deve se aproximar do veículo fumacê durante a aplicação do inseticida. O fumacê é utilizado para combater o mosquito já adulto e na avaliação das autoridades sanitárias é o último recurso nesta guerra travada contra o Aedes.

Uma vez que sinaliza que ações que visão o controle dos focos onde o mosquito se desenvolve não se mostram eficazes.

“Isto sinaliza que, mesmo com as orientações e visitas domiciliares, a população não tem feito o trabalho preventivo de forma adequada, ou seja, não tem eliminado de suas residências – onde estão mais de 90% dos criadouros – os objetos onde o mosquito possa se desenvolver”, explica a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires.

Na primeira fase, o fumacê foi aplicado nos bairros Serra Verde, Santa Rosa, Interlagos, Bom Pastor e Belvedere.

CRONOGRAMA DE APLICAÇÕES DE UBV VEICULAR - DIVINÓPOLIS

ROTA