15 MAI 2015
Saúde divulga programação para Dia da Luta Antimanicomial
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial ser comemorado nesta segunda-feira (18/05) com uma programao especial em Divinpolis. A data marca as mudanas fundamentais na assistncia ao portador de sofrimento mental aps a Reforma Psiquitrica. Para celebrar a data a Secretaria Municipal de Sade de Divinpolis (Semusa), por meio da sua Diretoria de Sade Mental e de Ateno Primria, preparou uma extensa uma caminhada, que sara s 15h do CAPS III/Sersam com destino a Praa Benedito Valadares (prximo ao Santurio de Santo Antnio). Ser um momento de sensibilizao e conscientizao da populao. A caminhada refora a iniciativa da reforma psiquiatra brasileira de insero do portador de sofrimento mental na sociedade, pontua diretora de Sade Mental da Semusa, Elzi Aparecida Oliveira Pereira. A caminhada da Luta Antimanicomial reunir usurios deste servio, seus familiares, servidores municipais, acadmicos e a sociedade de uma forma em geral. Durante todo o percurso os integrantes iro expor faixas e cartazes alusivos ao tema, como tambm um apitao. O objetivo mobilizar a populao para um novo olhar sobre o portador de sofrimento mental. Uma das propostas desta ao, diz Elzi Oliveir. Ainda dentro da programao elaborada pela Diretoria de Sade Mental ser realizado um encontro para educao continuada que envolver a equipe do CAPS III/Sersam. O encontro acontecer na tera-feira (19/05) e ter como tema: A Sade Mental sob o Olhar da Literatura. Nos dias 21 de maio, s 14h, ser celebrada uma Missa no CAPS III/Sersam. No dia 22, tambm s 14h, ser realizado um culto e a partir das 15h ocorrer uma confraternizao. Unidades de Sade A questo envolvendo a Luta Antimanicomial tambm ser discutida em vrias unidades de sade de Divinpolis. Vamos ampliar esta discusso com a comunidade atravs de vrios eventos, levando informao e esclarecendo pontos que ainda hoje so motivos de dvidas. Mais orientada, a populao absorve o propsito da Luta Antimanicomial facilitando, assim, as aes inclusivas que so a maior proposta da Reforma Psiquitrica. Entendemos que estas aes na ateno primria mobilizam a discusso com relao aos desafios que precisamos ultrapassar, ou seja, a Reforma Psiquitrica corre riscos de retrocessos nos seus iderios e precisamos fazer estes esclarecimentos, argumenta o apio tcnico da Sade Mental na Ateno Primria, Irene Ferreira do Amaral. Acompanhe, abaixo, a programao alusiva a Luta Antimanicomial que ser realizada em unidade de sade de Divinpolis. ESF Icara - 22/05 Exibio de vdeo sobre a luta antimanicomial Confeco de painel junto populao. ESF Lagoa dos Mandarins - 25/05 Orientaes sobre a luta antimanicomial. Ser feito convite populao junto s Agentes Comunitrias de Sade, mais a sala de espera. Aplicao de dinmica. ESF Candids - 27/05 Roda de Conversa Confeco de cartaz junto populao. Centro de Sade Afonso Pena - 18 a 22 de maio Painis e palestras de sala de espera sobre Sade Mental. Durante a Semana de 18 a 22 de maio Centro de Sade Nossa Senhora das Graas - 18/05 Sade mental com cinema, pipoca e roda de conversa Centros de Sade TIET/IPIRANGA Dia 14/05 - conversa sobre sade mental no ESF So Roque Dia 19/05 - conversa sobre sade mental no CEMEI Campina Verde Dia 19 a 22/05 - confeco de painel sobre sade mental e distribuio de carto artesanal sobre o tema. Dia 19/05 - conversa sobre sade mental no ESF Belo Vale Dia 20 a 22/05 - sala de espera no C S Ipiranga e confeco de painel sobre sade mental e distribuio de carto artesanal sobre o tema. Centro de Sade Naes - 21/05 Sade mental com cinema, pipoca e roda de conversa No dia 21 ser realizado, tambm, o Psicologia em Foco que vai abordar o tema - Da Luta Antimanicomial ao Abuso Sexual Infantil: desafios e possibilidades de trabalho. O evento acontecer as 13h30 na Subsede Centro-Oeste do Conselho Regional de Psicologia. Localizada na Rua Fortaleza, n. 34/2 Andar, Bairro Bom Pastor.