15 MAI 2015
Semusa divulga boletim parcial da vacinação contra HPV
A Campanha de vacinao contra o vrus HPV, iniciada em maro deste ano e voltada para a populao feminina de 9 a 11 anos, alcanou em Divinpolis a cobertura de 79,2% da populao-alvo, estimada em 4.621. Ao todo 3.661 meninas receberam a 1 dose da vacina (dados parciais). A meta preconizada pelo Ministrio da Sade de 80% da populao nesta faixa de idade. Como a meta ainda no foi atingida, as Unidades de Sade esto desenvolvendo uma busca ativa da populao faltosa, com o objetivo de sensibilizar os pais ou responsveis para a importncia da vacinao de suas filhas. A Semusa esclarece que a vacina extremamente segura e representa uma proteo para a vida. Alm de proteger as meninas, os estudos mostram que a comunidade tambm fica protegida. Precisamos contar com a colaborao dos pais para conseguir alcanar a nossa meta e, desta forma, reduzir de forma significativa os casos de cncer do colo do tero e a taxa de mortalidade. Com isso, poderemos ter a primeira gerao de mulheres livre da doena em nosso Pas, pontua Osmundo Santana, epidemiologista da Semusa. As atividades de vacinao neste grupo etrio envolveram a parceria com setores da rea de educao, com a aplicao das vacinas nas escolas pblicas e particulares. Os trabalhos junto s escolas j foram encerrados. No entanto, a vacina ainda encontra-se disponvel em 21 unidades de sade do municpio e as meninas pertencentes a essa faixa etria que ainda no receberam a vacina, devero procurar a unidade de sade mais prxima da sua casa a fim de receber a dose protetora. Conforme orientao do Ministrio da Sade, as adolescentes precisam tomar trs doses da vacina contra o HPV, sendo que a segunda dose ser aplicada em setembro deste ano e a terceira, cinco anos aps a primeira. O principal objetivo da vacinao contra o HPV a preveno do cncer do colo do tero, refletindo na reduo da ocorrncia e da mortalidade por esta enfermidade, que representa importante problema de sade pblica do Brasil. De acordo com Osmundo Santana, os dados da Organizao Mundial de Sade mostram que o cncer de colo do tero o terceiro que mais atinge as mulheres e que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido doena. Neste ano, o Instituto Nacional do Cncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil. Tomar a vacina na adolescncia o primeiro de uma srie de cuidados que a mulher deve adotar para a preveno do HPV e do cncer do colo do tero, diz Osmundo. No entanto, a imunizao no substitui a realizao do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relaes sexuais na fase adulta da mulher. Acrescenta o epidemiologista. Onde encontrar a vacina? Unidades de Sade com vacinao contra o HPV: Centos de Sade Afonso Pena, Bom Pastor, Central, CSU, Ermida, Ipiranga, Ita, Naes, Niteri, Nossa Senhora das Graas, Planalto, So Jos e Tiet. Equipes de Sade da Famlia: Belvedere I, Belvedere II, Icara, Nilda Barros, Primavera, So Paulo, Santa Lcia, Santos Dumont e Vale do Sol.