06 MAI 2015
Saúde alerta sobre a febre zika
Na semana em que o Ministrio da Sade divulgou dados alarmantes da situao da dengue no pas, com mais de 745.957 casos notificados desta doena, uma informao encaminhada s autoridades sanitrias do pas acende ainda mais o sinal de alerta. Trata-se da febre zika, doena emergente no Brasil, e que j apresenta ocorrncia confirmada no estado da Bahia e com suspeita clnica em outros estados do Nordeste. De acordo com a nota tcnica emitida pela Secretaria de Estado de Sade do Governo de Minas Gerais, o vrus causador da febre zika j teria atingido 3,5 mil pessoas na Bahia. A doena transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e outros da mesma espcie, provocando um quadro semelhante ao da dengue. Os pacientes podem apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. De acordo com a Secretaria Municipal de Sade (Semusa), as primeiras pesquisas revelam que o novo vrus mais fraco e os sintomas mais brandos que a dengue e febre chikungunya. At o momento no h vacina ou medicamento preventivo para o vrus zika e o tratamento sintomtico.