26 MAR 2015
80 dependentes assistidos em ação conjunta realizada pela Prefeitura
A Prefeitura de Divinpolis, atravs da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza um trabalho com usurios de drogas na regio do carrapateiro e no entorno do Estdio Waldemar de Faria. Pelo menos 80 pessoas foram assistidas nas ltimas semanas no municpio. A iniciativa tem o objetivo de incluir estas os dependentes, em situao de vulnerabilidade, na condio de usurios do sistema de sade. Alm de diagnosticar possveis agravos a sade dos usurios de drogas como sfilis, hepatites, Aids e encaminh-los para o tratamento. Para realizao do projeto tem sido importante a parceria com Coordenao de Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social. Todos os dias pela manh percorremos os locais onde se concentram os usurios de drogas e fazemos a abordagem e oferecemos ajuda e informao. uma situao de carncia a dessas pessoas, mas gratificante poder ajudar. Contribuir para uma retomada no rumo das suas vidas, conta coordenadora de abordagem social, Rita de Cssia Malachias Morato. Divinpolis tem a preocupao de acolher essas pessoas e cuidar delas, mas a situao de vulnerabilidade em que elas se encontram torna o trabalho desafiador. Conseguimos ter um primeiro contato e at avaliar essas pessoas, mas em determinados casos no conseguimos fazer com que dem continuidade ao tratamento, disse a enfermeira responsvel pelo CTA, z Francisca Vanizia. Mesmo com este tipo de obstculo os envolvidos nesta ao buscam alternativas e novas formas de estratgias de convencimento dos usurios de droga. O trabalho de conquista da confiana dos usurios de drogas a ponto de encaminh-los para o tratamento. Alm de diagnosticar possveis casos de doenas sexualmente transmissveis a Semusa, juntamente com o Desenvolvimento Social, tem a preocupao de encaminhar as usurias grvidas para que realizem o pr-natal. Alm do aconselhamento e realizao de testes, o CTA distribuiu preservativos entre os usurios de droga e os orienta sobre a importncia do sexo seguro.