24 MAR 2015
Epidemiologista tranquiliza mães sobre a falta da BCG
As unidades de sade de Divinpolis, a exemplo do que est ocorrendo em todos os municpios brasileiros, esto sem a vacina Bacillus Calmette-Gurin (BCG) que aplicada em recm nascidos como forma de preveno contra as formas graves de tuberculose. Tanto a aquisio, quanto a distribuio dessas vacinas para os estados e municpios, de responsabilidade do Ministrio de Sade do Brasil. Enquanto o estoque de BCG no normalizado na Secretaria Municipal de Sade (Semusa), o epidemiologista Osmundo Santana, tranquiliza as mes de recm nascidos na cidade. Idealmente seria desejvel a criana ser vacinada nos primeiros dias de vida, mas isso no impede que ela seja vacinada com dois ou trs meses de vida at que a situao de abastecimento da BCG se regularize, pontua Osmundo. Ainda de acordo com o epidemiologista no existe s a vacina para controlar a tuberculose. A BCG indicada para prevenir os casos graves da doena. Alm da vacina existe o Programa Nacional de Controle da Tuberculose que, atravs de aes e procedimentos ligados ao controle e tratamento dos doentes, contribui para que a doena no tenha gravidade em termos de transmisso, explica Osmundo. O epidemiologista completa dizendo que a criana recm nascida no se encontra completamente desprotegida em funo desta outra estratgia de preveno contra a Tuberculose. Tambm salienta que o desabastecimento temporrio e no constitui em grave risco para a sade pblica. As crianas que no forem vacinadas sero contactadas pela unidade de sade prxima residncia do usurio, quando houver novo fornecimento da BCG. necessrio lembrar que as demais vacinas que, em termos epidemiolgicos, seriam at mais urgentes de serem aplicadas nas crianas, e que no esto em falta continuam sendo aplicadas normalmente em todas as unidades de sade. Este o exemplo da vacina pentavalente que previne, entre outros agravos, a meningite por pneumococo que a criana menor de dois anos est mais susceptvel em adquirir, adverte Osmundo. A orientao que os pais e responsveis por criana no se concentrem, apenas, na falta da BCG e esqueam-se de vacinar seus filhos com as outras vacinas indicadas para esta idade. A situao ser normalizada e a criana poder receber a vacina contra a tuberculose num outro momento. O que no pode ocorrer deixar o carto da criana desatualizado para as outras vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizao e que esto disponveis nas unidades de sade, conclui Osmundo. Reformas As informaes obtidas junto ao Ministrio de Sade do conta que a interrupo no fornecimento da vacina BCG, bem como da vacina triviral, ocorrem em virtude de reformas realizadas nos laboratrios produtores, visando reforar a qualidade dos imunobiolgicos produzidos. A previso que a situao se normalize at o ms de abril.