24 MAR 2015
Estudantes da rede municipal comemoram Dia da Água com plantio de árvores
Alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, comemoraram, nesta tera-feira (24/03), o Dia Mundial da gua com o plantio de rvores na Rua Lincon Machado, via de acesso Escola e tambm ao Parque Ecolgico Dr. Sebastio Gomes Guimares, o Parque da Ilha. A iniciativa realizada pelas secretarias municipais de Educao e de Meio Ambiente e Polticas Urbanas. A solenidade foi marcada tambm pela apresentao das crianas, que escolheram como tema a msica Planeta Azul, de Chitozinho e Xoror. A ao surtiu efeito entre as crianas. Temos que cuidar do planeta, plantar muitas rvores e economizar gua, ensinou Tas Mendes, de apenas 8 anos, aos colegas logo depois do plantio. J o pequeno Joo Pedro, tambm de 8 anos, mostrou comprometimento com a questo ambiental. Na hora do banho eu desligo a gua para poder esfregar para poder economizar, contou para os colegas. De acordo com o Secretrio Municipal de Meio Ambiente, Wilian Arajo, fundamental o trabalho com as crianas. Alm de aprenderem para si, as crianas se tornam parceiros que temos na vida cotidiana delas. Fiscalizam os pais e ajudam a evitar o desperdcio e o corte desnecessrio de rvores, destacou o secretrio. Para o local foram escolhidas mudas da espcie escumilha africana, conhecida tambm como Resed Gigante, que apresenta florescimento na primavera e vero, com flores grandes, de cor rosa a lils. O porte mdio, alcanando de 12 a 20 metros de altura. De acordo com o Educador Ambiental Ricardo, Lus de Oliveira, trata-se da espcie apropriada para o local principalmente pela sua resistncia. Essas rvores proporcionaro grandes reas de sombra, acrescentou. O desenvolvimento das dez rvores plantadas ser acompanhado de perto pelas crianas. Cada uma delas receber um nome e uma placa de identificao. Na opinio de Tnia Aparecida Oliveira, da Sala Verde, unidade da Secretaria Municipal de Educao destinada formao ambiental, esses exemplos precisa colocar em prtica. Segundo estudos, a escassez de gua, infelizmente, j uma realidade que ir interferir diretamente na vida dessas crianas quando elas forem adultas. Letcia Vitria, 8 anos, ficou entusiasmada ao saber que as rvores so importantes no ciclos das guas. Eu aprendi que as rvores ajudam a gua da chuva e entrar na terra e formar os rios, disse.