23 MAR 2015
Cobertura vacinal em Divinópolis fica acima do recomendado pelo Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal de Sade de Divinpolis (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilncia em Sade/Epidemiologia e Imunizao e Diretoria de Ateno a Sade, acabam de divulgar os dados do Monitoramento Rpido de Cobertura Vacinal realizado de 19 a 23 de janeiro. Foram analisadas as vacinas triviral e contra poliomielite, que tiveram uma campanha de vacinao em massa no ms de novembro de 2014. MRC, como denominado tecnicamente, uma atividade de verificao dos ndices de cobertura vacinal, recomendada pela Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS). um mtodo bastante til para avaliao da situao vacinal local. Seus resultados so extremamente importantes para subsidiar a tomada de deciso sobre a definio ou redefinio de estratgias adicionais de vacinao, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade. De acordo com o epidemiologista da Semusa, Osmundo Santana, o levantamento apontou que a vacinao nas crianas menores de cinco anos, contra a poliomielite (paralisia infantil), teve cobertura de 99,5% e para o sarampo de 99,1%. Bem superior aos 95% que preconizado pelo Ministrio da Sade para manter estas doenas sobre controle ou erradicadas. Temos duas metodologias para avaliar a cobertura vacinal seja ela de rotina ou campanha. Uma delas a administrativa feita por meio de boletins. A cobertura feita por esse mtodo estava abaixo dos 95%, demonstrando que alguma falha houve. Neste caso, pode ter ocorrido de a criana ter sido vacinada e no registrada devidamente, afirmou. Quando se utiliza a metodologia por amostragem (MRC), a equipe vai diretamente s casas e verifica no carto da criana. Este um mtodo mais preciso. Os dados do Monitoramento Rpido de Cobertura Vacinal do uma tranquilidade, revelando que a cobertura est dentro do recomendado. Bem acima do que exigido pelo Ministrio da Sade, disse Osmundo. O epidemiologista da Semusa destaca que foi realizada uma anlise dos menores de cinco anos. Fizemos uma anlise por estrato de populao dos menores de cinco anos. As crianas menores de um ano foram levadas de maneira precisa para serem vacinadas durante as campanhas, com uma cobertura acima de 100%. J as crianas de um ano a cobertura foi de apenas 78% e nas de 3 a 4 anos no se obteve o ndice mnimo de 95%. de fundamental importncia que tenhamos homogeneidade na cobertura de vacinao em todas as faixas de idade, pois s assim vamos ter a certeza que as crianas estaro devidamente imunizadas e o Brasil ter a garantia de que o estado de erradicao da doena no ser ameaado pela possibilidade de reintroduo da doena em nosso meio, ratifica o epidemiologista. imprescindvel que todos os menores de 5 anos sejam levados aos postos de sade durante as campanhas de vacinao, mesmo que eles estejam com os seus cartes em dia, completou Osmundo. Metodologia Para realizar o Monitoramento Rpido de Cobertura Vacinal, as equipes passaram por capacitao. A base de clculo do MRC considera todas as 33 salas de vacinas existentes no municpio, da calculam-se quantas crianas devem ser avaliadas de acordo com o nmero de salas de vacina e o nmero de crianas menores de cinco anos. selecionada uma rea da Unidade de Sade que vai ser alvo do monitoramento. Uma equipe no faz o MRC da sua prpria regio e sim de outra para que no ocorram vcios de computao de dados. Uma vez computados os dados feita a anlise de carto por carto, para ver quem est com ele em dia. As crianas com vacinas pendentes foram vacinadas. A amostra no municpio abrangeu a pesquisa da situao vacinal de 740 crianas menores de 5 anos. Vacinao To importante quanto vacinao de rotina a vacinao promovida por meio das campanhas. Estas campanhas tem a caracterstica de fazer o que chamamos de vacinao de rebanho, ou seja, uma criana vacinada contribui para que seja garantida a imunizao no s de crianas fora da campanha, como da populao como um todo. Uma vez que o vrus vacinal passa a circular no ambiente inibindo a presena do vrus selvagem, conclui Osmundo.