23 MAR 2015
Prefeito anuncia 200 novas cirurgias de cataratas para abril
O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, anunciou nesta segunda-feira (23/03), durante o programa semanal de rádio “Fala Prefeito”, mais 200 cirurgias de cataratas para abril. Serão investidos, aproximadamente, R$ 200 mil para realizar os procedimentos de catarata, glaucoma e refração. A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Divinópolis (Semusa), contratou os serviços junto ao Hospital São João de Deus. O prefeito Vladimir Azevedo destaca que esse avanço da área oftalmológica foi prioridade da equipe de governo. “Priorizamos orçamento para essa demanda tão importante da saúde. Investimos, aproximadamente, R$ 200 mil mensais e atendendo próximo de 200 pacientes por mês. Dessa forma, estamos esgotando esse problema que é o glaucoma e a catarata, doenças que já significaram perda da qualidade de vida para tantas pessoas, que tinham que ir longe para fazer a cirurgia ou procurar na rede particular”, destacou o prefeito no programa de rádio. O procedimento na rede particular pode variar de R$ 1,8 mil a R$ 3 mil. Com o contrato feito pela Semusa, a cirurgia sai sem nenhum custo para a população. O prefeito ressalta ainda que quase foi zerada com mutirões as longas filas de espera. “Depois de realizar quase 400 procedimentos de catarata e glaucoma, estamos preparando mais 200 atendimentos em abril. Com todas as dificuldades precisamos comemorar os avanços na área de saúde, uma das prioridades de nossa gestão”, disse Vladimir. Para se tornar elegível a uma cirurgia o paciente deve procurar uma unidade de saúde e passar por exames para avaliação da necessidade de realização do procedimento. Serão observados critérios como idade, gravidade da doença entre outros fatores.